quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Saiba quem tem direito de receber o rendimento do Pis/Pasep 2018


Saiba quem tem direito de receber o rendimento do Pis/Pasep 2018. Os trabalhadores que têm dinheiro no fundo do PIS/Pasep, mas ainda não sacaram os valores devem receber 8,9741% a mais. Este é o rendimento anual para 2018, informou a Secretaria do Tesouro Nacional. O valor ficou dentro do previsto pelo governo, que estimava uma correção entre 8% e 10%.

Tem direito ao fundo PIS/Pasep quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 1988. Quem não sacou os recursos e tinha dinheiro no fundo em 30 de junho vai receber esse rendimento anual. Ele leva em conta os juros e a atualização monetária. Os detalhes do cálculo foram publicados no Diário Oficial da União no último dia 29.

Quem sacou dinheiro não terá rendimento
Em junho, o governo autorizou o saque do fundo para cotistas de todas as idades. O calendário de pagamento começou para quem tinha 57 anos de idade ou mais.

Porém, o saque foi interrompido para o cálculo dessa atualização de valor e voltará em agosto. (Veja o calendário abaixo).

Quem deixou o dinheiro na cota terá direito ao acréscimo. Ou seja, se tinha R$ 1.000 no fundo, receberá R$ 89,74 de rendimento. Já quem teve pressa ou precisou tirar o dinheiro logo após a liberação dos saques perdeu esse rendimento.

Saque liberado para todas as idades

O governo liberou em 13 de junho o saque do PIS/Pasep para todos que trabalharam com carteira assinada entre 1971 e 1988. Antes, era preciso preencher um dos requisitos para retirar o dinheiro, como estar aposentado ou ter uma doença grave, por exemplo.

Enquanto não podia sacar o dinheiro, o trabalhador recebia um rendimento, pago uma vez por ano. Quando saca os valores da cota, os trabalhadores não recebem mais o rendimento anual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário