quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Incêndio na encosta da Chapada do Araripe atinge roçado em comunidade e mata animais


Um incêndio de grandes proporções foi registrado na encosta da Chapada do Araripe, nesta terça-feira (9), próximo à comunidade Baixio das Palmeiras, na zona rural do Crato. As chamas atingiram pastos, roçados, matou animais e causou prejuízos em fazendeiros e pequenos criadores.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 27 a 30 hectares de mata foram atingidos. O fogo começou por volta de 9h30, no Sítio Monteiro, e foi controlado durante a tarde.

Os moradores fizeram o que puderam para tentar debelar as chamas e salvar seus animais. Baldes, garrafas e carros-pipa foram utilizados para conter a avanço do fogo até a chegada do Corpo de Bombeiros, às 11h30.

O Corpo de Bombeiros impediu que as chamas atingissem com maior proporção as comunidades vizinhas de Santa Rosa e a sede homônima do distrito Baixio das Palmeiras.

O fazendeiro Francisco Alidailton Rocha teve quase todo o pasto consumido pelas chamas. Sem ter como alimentar os animais, alguns deverão ser vendidos. O gado ainda conseguiu ser resgatado, no entanto, alguns cavalos raça ainda não foram encontrados. Ele acredita que os equinos morreram queimados. Além disso, cerca R$ 40 mil em estacas que seriam usados no cercado do terreno foram perdidos no incêndio.

Este já é o terceiro grande incêndio que acontece no Ceará nos últimos 15 dias. No último dia 3 deste mês, no Sítio Cana Brava, zona rural de Cariús, no Centro-Sul, as chamas consumiram grande parte da vegetação nativa em aproximadamente 200 hectares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário