segunda-feira, 5 de novembro de 2018

1º DIA DE PROVA: Enem 2018 tem menor abstenção desde 2009; 25,8% faltaram no CE

Em dia de prova considerado tranquilo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 teve o menor percentual de ausentes desde 2009, quando passou a ter dois dias de aplicação: 24,9%. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a abstenção foi de 25,8% no Ceará.

Neste primeiro dia de prova, 1.374.430 participantes faltaram em todo o território nacional. São 1.374.430 ausentes ante 5.513.749 inscritos. No Ceará, 328.591 candidatos se inscreveram. Desses, 84.776 não estavam presentes. A maior taxa de abstenção foi no Amazonas (32,6%) e a menor no Piauí (18,5%). A porcentagem pode diminuir, já que considera os dois dias de aplicação.


A presidente do Inep, Maria Inês Fini, explicou que era esperado maior presença dos candidatos devido ações para reduzir o número de ausentes, implementadas desde 2016. "Primeiro passamos a exigir mais dados dos participantes que solicitavam isenção, depois anunciamos a justificativa de ausência. Em 2018 concretizamos todo esse movimento com a criação de um período específico para solicitação de isenção da taxa de inscrição e para essa justificativa. Nesse mesmo período, ampliamos o perfil de participantes com direito a não pagar a taxa de inscrição", explica.

De acordo com o ministro da Educação, Rossieli Soares, o número final de faltantes será divulgado no segundo dia do exame, 11 de novembro. Aqueles que comparecerem no segundo dia de prova serão considerados presentes.

Para Soares, a redução das faltas se deve, entre outros motivos, pela mudança nas regras do exame. Os estudantes isentos que faltarem perderão a isenção no próximo Enem caso não justifiquem a ausência. Além disso, contribuiu o fato das provas serem realizadas em dois domingos e não mais em um sábado e um domingo. "Importante termos esse resultado. Avançarmos na questão dos ausentes", diz Soares. Na avaliação dele, a logística "funcionou e está funcionando maravilhosamente bem".

Neste domingo, 4, foram aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A redação, com o tema "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet", tambéem foi aplicada neste domingo. O Enem 2018 teve 5.513.749 inscrições confirmadas.

Candidatos eliminados

Foram eliminados 71 candidatos. Desses, 67 foram desclassificados por descumprimento de regras gerais do edital, como ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos e não atender orientações dos fiscais. Outros dois foram eliminados por uso do pnto eletrônico e mais dois durante revista no detector de metal.

Dois candidatos foram desclassificados por uso de ponto eletrônico em Montes Claros, Minas Gerais. Eles foram conduzidas até à delegacia da Polícia Federal (PF) em Minas, onde foi lavrado o flagrante. Houve trabalho prévio com cruzamento de dados de candidatos com banco de dados da PF e algumas pessoas foram elencadas como suspeitas. A fiscalização foi realizada no momento da prova.
 
Provas interrompidas e canceladas 
 
Houve interrupção temporária de energia elétrica em 30 locais de prova, conforme o Minsitério da Educação. Em dois desses lugares, a aplicação precisou ser cancelada. O primeiro caso ocorreu no Centro Universitário Itpac, em Porto Naciopnal, Tocantins, e o outro em Franca, São Paulo. A prova será reaplicada nos dias 11 e 12 de dezembro próximo. 

O segundo dia de aplicação é no próximo domingo, 11, quando serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias. No dia 14 próximo, serão divulgados os cadernos de questões e gabaritos. Os resultados serão divulgados no dia 18 de janeiro de 2019.

Horários do 2º dia de prova (horário de Brasília)

12h Abertura dos portões
13h Fechamento dos portões
13h a 13h30 Procedimento de segurança na sala de provas
13h30 Início das provas
18h30 Término das provas em 11/11
 
Redação O POVO Online
Com Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário