sábado, 1 de dezembro de 2018

Coordenador Executivo do Instituto Elo Amigo Ministra Palestra no IFCE Sobre Estratégias de Convivência Com Semiárido.

O Evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (29), na Unidade do IFCE – Campus Iguatu. A ação faz parte do Ciclo de Palestras, ação idealizada e promovida por estudantes do Curso Técnico de Agropecuária que objetiva aproximar os alunos tanto ao mercado de trabalho como conhecer a realidade das áreas de atuação relacionadas ao curso.
Marcos Jacinto começou falando sobre a localização do semiárido brasileiro e suas principais dificuldades enfrentadas pelo homem e mulher do campo, sobre as piores secas das últimas décadas e também da falta de dispositivos para armazenamento de água, tanto para beber, quanto para produzir.
Ele ainda falou de políticas públicas para o homem e a mulher do campo, através das tecnologias sociais que ajudam a armazenar água das chuvas, como as cisternas de 1ª água, que capta água das chuvas pelo telhado da casa e consegue armazenar 16.000L de água para consumo, e da cisterna de 2ª água, que também armazena água das chuvas, mas de forma diferentes, para produção de alimentos e dessedentação animal. Além do Sistema e Tratamento de Reúso de Águas Cinzas, onde toda a água cinza utilizada em casa, passa por um filtro biológico e é reaproveitada para irrigar hortaliças e fruteiras. Ao final, Jacinto explicou e contou um pouco da trajetória do Instituto Elo Amigo, ao longo desses 17 anos de atuação.
Jacinto avalia o momento como prazeroso e importante, pois falar do semiárido, é falar de nós mesmos. “Um momento rico de interação com alunos e corpo docente do IFCE. Tivemos a oportunidade de apresentar o Elo Amigo e sua atuação no campo da agroecologia e convivência com o semiárido num período muito expressivo que é a semana em que comemoramos o 17º aniversário da nossa organização”, explica Jacinto.
Ao final da palestra, foi aberto ao diálogo e estudantes e professores puderam tirar suas dúvidas.
Marcos Jacinto agradeceu a direção e ao corpo docente do IFCE pelo convite feito ao Elo Amigo e parabenizou aos alunos pela iniciativa e interação após a palestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário