sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Grupo Imagens de Teatro e Escola Livre de Artes (ELA) apresentam o projeto “Açude Orós: 56 de resistência”.


Projetos de cursos de desenhos e arte urbana, alusivos ao Açude Orós, acontecerão no dia 14/12 (sexta), na cidade de Orós, a partir das 7h no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Convidados a integrar o projeto “Açude Orós: 56 de resistência” apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, os Artistas Visuais Maíra ortins, Narcélio Grud e Rafael Limaverde serão os oficineiros nessa etapa na cidade de Orós ce.

 O projeto é de intervenções urbanas no entorno do açude Orós com participação dos ribeirinhos. Entretanto, o grande mote é lançar um olhar crítico sobre o “cuidado” que a população oroense  a preservação da cidade e do açude.
  

Sobre o Açude


O açude Orós ou Açude do Presidente JK, fica localizado no município de Orós, no estado do Ceará, aproximadamente a 450 km da cidade de Fortaleza. Os primeiros passos para construção aconteceram no Brasíl Império, quando vários anos de secas se sucederam e assolando um grande número de pessoas e animais da região Centro Sul. Porém, esse sonho de levar água para o Sertão só foi possível no Século XX com o Presidente Juscelino Kubitschek. Dados do DNOCS a barragem do açude é uma das mais importantes bacias hidrográficas da região, drenando uma área de 25.000 km2. Ainda pontuando o relato do DNOCS, o Açude foi construído na década de 1950, no governo de Juscelino Kubitschek. E, tinha como finalidades a perenização do rio Jaguaribe, irrigação do Médio e Baixo Jaguaribe, Piscicultura, culturas agrícolas de áreas de montante, turismo e aproveitamento hidrelétrico. No livro “ O Despertar da Memória” assinado pela Professora, Médica, Jornalista Erotilde Honório que também foi moradora da localidade “Conceição do Buraco” (hoje a Vila Guassussê – distrito de Orós) registra com detalhes a construção do Açude Orós e a sua importância para o vale Jaguaribe e a população ribeirinha. O intuito do Presidente JK com a construção do Açude Orós cumpriu com o papel de combate à seca e estiagem durante décadas de estiagem, porém o Poder Público não tirou proveito dessa riqueza natural para potencializar o Açude Orós como fonte de riqueza para o Turismo Cultural.


  
SERVIÇO

Oficina de Desenho para Mural


Dia: 14 de dezembro – Sexta

Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz – Orós CE

Horário: 7h

Vagas: 25 pessoas

Contatos: gimagens@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário