terça-feira, 29 de janeiro de 2019

DNOCS ignora apelo para Município assumir obras na Barragem Lima Campos


Moradores do Distrito de Lima Campos, no Município de Icó, pediram a prefeita Laís Nunes para intervir junto ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e agilizar obras de recuperação da Barragem do Açude que tem o mesmo nome da localidade. 

A parede da barragem apresenta erosões, gerando, assim, segundo o advogado e procurador do município de Icó, Fabrício Moreira, preocupação entre moradores da comunidade. 

Técnicos da Prefeitura de Icó, sob a coordenação do então Secretário de Infraestrutura e Urbanismo, arquiteto Edjalma Moreira, fizeram inspeção na barragem e registraram com imagens, as rachaduras na estrutura do reservatório.

Com um relatório em mãos, a prefeita Laís Nunes, pediu ao DNCOS autorização para realizar obras e fechar os buracos na parede da barragem. O DNOCS respondeu, de forma curta e direta:

A prefeitura de Icó não tinha autorização para a intervenção na Barragem, pois foge sua jurisdição e, também, recursos federais já estavam garantidos à obra.

No Ceará, os que apresentam classificação em alto risco nos açudes são:

·      Ayres de Souza (Sobral);

·      Forquilha (cidade de mesmo nome);

·      Frios (Umirim);

·      Lima Campos (Icó);

·      Paulo Sarasate (Varjota);

·      Pompeo Sobrinho (Choró);

·      Roberto Costa – Trussu (Iguatu);

·      Várzea do Boi (Tauá).



Fonte: Ceará Agora 


Em fevereiro de 2018 a equipe do Portal Orós esteve no açude Lima Campos e mostrou a situação dos buracos na parede do reservatório. Relembre a reportagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário