terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Homem que apontou raio laser para helicóptero da Polícia Militar do Ceará é preso


Um homem suspeito de apontar um dispositivo de raio laser para um helicóptero da Polícia Militar do Ceará foi preso neste sábado (2), no Bairro Granja Lisboa, em Fortaleza.

O caso aconteceu durante a Operação Contra-ataque II, que teve início na noite de sexta-feira (1º). Durante o sobrevoo, a aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), que dava apoio à operação, foi atingida pelo feixe de luz. Os tripulantes identificaram a fonte e seguiram o suspeito, identificado como Marcos Antônio Aquino da Costa (37), até a residência.

Na madrugada do sábado (2), ele foi encaminhado para o 32º Distrito Policial, no Bairro Bom Jardim. Ele entregou o objeto com o qual estava lançando o raio laser e confessou ter disparado o feixe. O suspeito não tinha antecedentes criminais.

Ações do tipo podem causar distração, cegueira instantânea, visão ofuscada e até queimaduras na retina do piloto e da tripulação, podendo resultar em acidentes aéreos.

O ato é crime de atentado contra a segurança de transporte marítimo, fluvial ou aéreo, com pena de dois a cinco anos de reclusão.

O relações públicas da Ciopaer, tenente-coronel Marcus Costa, esclarece que a incidência de feixe de luz parece brincadeira, mas pode representar risco potencial para as operações aéreas.

"Nós recomendamos a população que não utilize dessa prática, especialmente as crianças e adolescentes, não só por se tratar de um crime do Código Penal, por expor risco à aviação, mas também pelo risco em si do acidente. Esse laser, quando desferido para o para-brisa de uma aeronave, torna a visibilidade da aproximação final numa situação crítica, pela dificuldade de visualização do local de pouso, pela dificuldade na leitura dos dados no painel da aeronave, que são fundamentais para manter a aeronave estabilizada, e a própria lesão ocular que pode trazer ao piloto ou qualquer tripulante da aeronave."


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário