sábado, 30 de março de 2019

Parlamentares de 5 estados aprovam criação de Frente Nordestina


Após reunião entre deputados estaduais do Nordeste na Assembleia Legislativa do Maranhão (AL-MA), no ParlaNordeste, a frente parlamentar idealizada pelo deputado estadual Danniel Oliveira (MDB), antes restrita ao Ceará, ganhou proporção regional. Cinco dos nove estados estiveram representados: Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba e Bahia.

Segundo o emedebista, a defesa da instituição protagonizou o debate e os próximos passos foram definidos. A sequência se dará na Assembleia Legislativa do Ceará, na próxima sexta-feira, 5, quando deputados se reunirão novamente para audiência pública sobre o banco. É quando a frente, apesar de aprovada, será oficializada.

"Todos os presidentes presentes assinaram, empolgadíssimos com a ideia. Concordaram que uma coisa é a ação individual, outra é se unir para defender uma causa", comemorou Oliveira. Conforme adiantado por O POVO, o formato desta frente se dará com até três parlamentares por estado.

Além do BNB, o documento destaca a importância de outros órgãos, a exemplo do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), também sediado em Fortaleza, a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

A Carta de São Luís, como foi intitulada, aborda ainda o consórcio entre estados do Nordeste - ideia do Fórum de Governadores da Região -, um entendimento contrário à Reforma da Previdência e o Pacto Federativo.

Conforme o presidente da AL-MA, Othelino Neto, a ideia é de que o texto seja entregue aos presidentes da Câmara dos Deputados e Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), respectivamente.

"Vamos manifestar nossa posição, buscar interlocução com o Governo Federal até que tenhamos segurança de que não haverá esta investida (de fusão do banco com BNDES)". Ressalta, contudo, que o movimento não é de oposição ao presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Para o presidente da AL-CE, José Sarto (PDT), é importante sensibilizar as bancadas federais sobre os temas. Para ele, mesmo que os rumores sobre a fusão percam intensidade, é importante estar vigilante, já que o Planalto tem se mostrado imprevisível.

O próximo ParlaNordeste será em Salvador, na Bahia, ainda sem data definida, mas planejado para a primeira quinzena de maio.

Formação

Parlamentares elegeram a seguinte formação para o parlamento nordestino:

Presidente - Othelino Neto (PCdoB-MA)

Vice-presidente - Adriano Galdino (PSB-PA)

Secretário-geral - José Sarto (PDT-CE)



O POVO - CARLOS HOLANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário