quinta-feira, 16 de maio de 2019

Cantor Xand Avião recebe Título de Cidadão Cearense na Assembleia


O cantor José Alexandre da Silva Filho – popularmente conhecido como Xand Avião – recebeu, na tarde desta quarta-feira (15/05), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa, o Título de Cidadão Cearense. A iniciativa partiu dos deputados Bruno Pedrosa (PP) e Jeová Mota (PDT).

Na avaliação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT), o Xand (Avião) é um dos ícones do que há de mais qualificado na cultura popular: o forró. “Eu creio que é na cultura do povo que a gente resgata e preserva a nossa identidade e nossas raízes. É sempre nos lembrando de quem somos e de onde viemos que vamos chegar a algum lugar”, pontuou.

O deputado Bruno Pedrosa destacou que a homenagem ao artista se estende à cultura, à arte, à música e, sobretudo, ao forró, que são peculiaridades do povo cearense.“O homenageado desta tarde, Xand Avião, contribuiu para que todo o nosso País abraçasse ainda mais a cultura do nosso estado e os cearenses através do forró”, acentuou.

Já para o deputado Jeová Mota, o título concedido pela Assembleia é um reconhecimento do carinho que a população cearense tem pelo cantor. “Acho que você, através da sua voz e da banda Aviões do Forró, ajudou também no reconhecimento do estado do Ceará, tanto em nível nacional quanto em nível internacional. Temos na nossa cultura o forró, e a chegada da banda Aviões, que hoje é mundialmente conhecida, também ajuda no turismo cearense, difundindo o forró Brasil afora”, salientou.

Emocionado, Xand Avião, que é natural de Itaú, no Rio Grande do Norte, agradeceu a homenagem e contou sobre o início da sua trajetória profissional, marcada por desafios e dificuldades. “Eu queria vir para Fortaleza porque sabia que aqui iria dar certo para mim de um jeito ou de outro, mas não queria vir cantar para fazer sucesso, eu queria sustentar minha família, porque eu já tinha uma filha de um ano e meio, dois meses de aluguel atrasado, e acho que por isso a gente deu certo”, relatou.

O músico comentou ainda sobre a vontade de levar o nome do Ceará para todo o Brasil e ressaltou a importância da esposa – que é cearense – em sua vida. “Se você não tem uma base firmada, você não consegue voar alto. Eu estou com a cabeça no céu, mas o meu pé está aqui no Ceará, está no chão”, finalizou.

O Título Honorífico de Cidadão Cearense é concedido pela AL a brasileiros e estrangeiros aqui não naturalizados que tenham prestado relevantes serviços ao Estado. A proposta de concessão é submetida à apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e da Mesa Diretora da Casa Legislativa.

Também participaram da solenidade os deputados Aderlânia Noronha (SD), Fernanda Pessoa (PSDB), Sérgio Aguiar (PDT), Nelinho (PSDB), Osmar Baquit (PDT) e Tin Gomes (PDT).

BD/CG

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário