sexta-feira, 10 de maio de 2019

Política de Governança vai aumentar a efetividade do TCE Ceará, diz Edilberto Pontes


Aprovada por unanimidade a política de governança institucional do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, durante expediente do Pleno desta terça-feira (7/5). A minuta da Resolução Administrativa nº 04/2019 foi apresentada pelo presidente Edilberto Pontes, que destacou a importância da adoção de uma política de governança pelo TCE Ceará. “As ações de governança foram desenhadas em sintonia com os padrões internacionais mais avançados. Trabalhamos duro para construir uma instituição íntegra, confiável e altamente efetiva,” afirmou o Presidente.


A política de governança compreende os mecanismos de liderança, estratégia e controle/accountability, postos em prática para direcionar, monitorar e avaliar a atuação da gestão. O objetivo do Tribunal de Contas é ter uma governança forte, capaz de conduzir os trabalhos de controle externo sobre as políticas públicas, garantindo a eficiência e a efetividade da prestação de serviços à sociedade.

O teor da Minuta de Resolução foi previamente disponibilizado a todos os servidores, conselheiros e conselheiros substitutos, que puderam encaminhar sugestões.


Saiba mais

A Resolução Administrativa nº 4/2019 é resultado do diagnóstico da situação de governança no âmbito do Tribunal de Contas do Ceará. O projeto de governança institucional contou com a participação ativa da alta direção, dos gestores e servidores do Tribunal, sendo coordenado pelo consultor Humberto Falcão Martins, durante o segundo semestre de 2018.

Nesse período, foi realização uma série de ações, como análise da estrutura organizacional e do parque tecnológico disponível no Tribunal, aplicação de questionários e entrevistas, bem como análise e acompanhamento dos trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário