}); PORTAL ORÓS: Projeto Alcance inova em 2019 com implantação de plataforma virtual

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Projeto Alcance inova em 2019 com implantação de plataforma virtual


O Projeto Alcance Enem, implantado pela Assembleia Legislativa em 2012 com o objetivo de oferecer aos alunos e egressos da rede pública de ensino curso preparatório para o Enem, inova este ano com  implantação da plataforma virtual alcancevirtual.al.ce.gov.br.

No espaço, são disponibilizadas  apostilas, videoaulas, e um banco de questões para o aluno Alcance e qualquer pessoa com acesso à internet.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto (PDT), destaca a iniciativa e lembra que a atual gestão tem como um dos principais compromissos aproximar a sociedade e o Parlamento. "Este ano, com a implementação desse ambiente virtual do Alcance, temos a certeza de que mais estudantes serão beneficiados em todo o Ceará, melhorando a qualidade do ensino e aumentando o número de aprovações. Ao preparar os jovens para o ingresso no ensino superior, o Legislativo contribui para gerar mais oportunidades para eles”, ressalta o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT).

O deputado Elmano Freitas (PT), presidente do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos (CAEAE) da AL, aponta outra novidade do projeto que é a adoção da Metodologia Ativa, como forma de potencializar a aprendizagem dos alunos. "Nesse processo, o aluno é o centro e o principal responsável pelo processo de aprendizado. O objetivo desse modelo de ensino é incentivar que os discentes desenvolvam a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa", explica o parlamentar.           

A assessora para assuntos educacionais do CAEAE, Dione Félix,  acrescenta que a iniciativa contempla ainda  a Sala de Aula Invertida, um método atual com foco nos conteúdos virtuais. "Nesse modelo, o aluno tem acesso aos conteúdos online, para que o tempo em sala seja otimizado. Isso faz com que ele chegue com um conhecimento prévio. Tal fato incentiva o interesse e participação da turma. Dessa forma, é possível melhorar a concentração e dedicação dos alunos nos encontros presenciais", pontua Dione.

RESULTADOS

De 2012 a 2018 foram atendidos aproximadamente 20.000 alunos, com 1.504 aprovações no Enem e Vestibulares. Desde então, o Alcance vem sendo aperfeiçoado para melhor capacitar o aluno, da Capital e do Interior, para uma vaga no Ensino Superior.

Dione Félix  explica que as aulas visam o desenvolvimento completo do aluno nas habilidades e competências exigidas pelo Enem, abordando os temas recorrentes nas provas anteriores, trabalhados de forma interdisciplinar, por experientes professores, com alto nível didático-pedagógico, metodologias e tecnologias inovadoras e experiência comprovada em cursos preparatórios.

 Em 2018, com a melhoria dos meios de transmissão, "ampliamos para 30 o número de municípios com espaços organizados em Câmaras Municipais, Secretarias de Educação, Escolas, Sindicatos e outros, com um total de 1.617 alunos no interior e 1.893 na capital", acentua a assessora.

Ela lembra que "o aumento do acesso à educação são medidas essenciais para políticas de empregabilidade e distribuição de renda, sendo um poderoso instrumento para reduzir a pobreza e a exclusão social".


Da Redação/com Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário