quinta-feira, 20 de junho de 2019

Batalhão Bope é criado na Polícia do Ceará


O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) deixou de ser uma companhia,  tornou-se batalhão e mudou de nome. Ele passa a se chamar Batalhão de Operações Especiais (Bope). A alteração, conforme fonte informou ao O POVO Online, ocorreu devido à mudança de companhia para batalhão. Atualmente, o Ceará possui quatro batalhões de choque, modelo que também é adotado em São Paulo.

O POVO Online apurou com fonte da Polícia Militar que o nome Bope foi escolhido por se tratar de um grupo que realiza missões específicas. São ações de gerenciamento de crise e ocorrências que necessitam da técnica de operações especiais. Até então, o Gate era uma companhia integrante do Batalhão de Choque. Ao tornar-se batalhão, ganha independência. Ao todo, quatro companhias da Polícia Militar do Ceará se tornaram batalhões.

O nome Bope é cercado de carga simbólica. Em particular pelo batalhão existente no Rio de Janeiro e que está na linha de frente das mais perigosas operações contra o tráfico nos morros. Os integrantes, no Rio, são chamados de "caveiras". O batalhão é retratado nos filmes Tropa de Elite, de José Padilha.

Atribuições e Lei de Organização Básica

As mudanças na organização da PM foram oficializadas no Diário Oficial e no Boletim de Comando Geral, o último deles de 20 de março de 2019. Além da mudança de Gate para Bope, é definido o papel de outros batalhões:

O 1º BPChoque da PMCE tem como atribuições o patrulhamento motorizado de alto risco da Capital e Região Metropolitana, segurança pessoal do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, do secretário executivo da SSPDS, do coronel comandante da PMCE, do subcomandante geral da PMCE e do diretor de planejamento e gestão interna da PMCE.

O 2º BPChoque une Controle de Distúrbios Civis, patrulhamento com cães e eventos em todo o Estado.

O 3º BPChoque, conforme o documento, atua em ocorrências de altíssimo risco, com retomada de reféns, ocorrências com explosivos e gerenciamentos de crises e demais operações de alta complexidade.

O 4º BPChoque executa o policiamento ostensivo rural de alto risco e atua também com policiamento especializado das divisas do Estado.

Essas mudanças fazem parte da Lei de Organização Básica da Polícia Militar do Estado do Ceará, que alterou a estrutura organizacional e dispõe sobre os cargos de provimento em comissão.

O POVO POR JÉSSIKA SISNANDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário