quarta-feira, 12 de junho de 2019

Morre aos 102 anos o Monsenhor Ágio Moreira, fundador da Solibel, no Crato

Morreu na madrugada desta quarta-feira, 12, o Monsenhor Ágio Augusto Moreira, aos 102 anos, em Crato. Padre Ágio, como era popularmente conhecido, foi um personagem de destaque na história recente da região do Cariri  por seu trabalho na educação e cultura ao fundar a Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel) e a Orquestra Polifônica do Crato.

Em abril, o Monsenhor havia sido internado em reduto hospitalar para se recuperar de uma pneumonia. 

A Vila da Música, primeiro equipamento estatal de cultura no interior, inaugurado em março de 2017, representa a concretização e continuidade do trabalho iniciado pelo Padre com a Solibel, 45 anos atrás.

 “Perda irreparável”, afirmou ao Miséria o atual secretário de Cultura do Crato, Wilton Dede, que anos atrás dirigiu um documentário sobre o Ágio e seus projetos, batizado de “Padre Azul”. Dede mesmo foi aluno do Padre quando garoto.

“Padre Ágio foi o tipo de pessoa que, em vida, sua maior virtude foi acreditar no ser humano. Foi dessa forma que ele procurou redimir as pessoas e mostrar o caminho de vida, através da música. Ele deu sua vida para isso, para esta missão”, disse Dede, emocionado com a notícia.“Ele cumpriu sua missão”.

Durante a inauguração do equipamento, em 2017, o governador do Estado Camilo Santana e o secretário de Cultura Fabiano Piúba comemoraram as conquistas oferecidas pelo trabalho de Ágio.
“Cultura vem de cultivo. E há mais de 40 anos o Padre Ágio cultura gente, cultiva música, cultiva arte”, teria destacado o secretário, citando o poeta Ferreira Gullar: “A arte existe porque a vida só não basta”.



Fonte: Agência Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário