sábado, 14 de setembro de 2019

Fogo destrói roças na zona rural de Cedro neste sábado


Um incêndio em área de vegetação no distrito de Santo Antônio, no rural de Cedro, na região Centro-Sul do Ceará, destruiu grandes áreas de capim e de vegetação nativa, na manhã deste sábado, 14.

 O fogo começou na localidade de Telha e se espalhou para outros sítios, chegando próximo às casas e deixando os moradores assustados. Elleson Barbosa, secretário de Meio Ambiente de Cedro, entrou em contato com o comandante do Corpo de Bombeiros de Iguatu, coronel Nijair Pinto, e solicitou apoiou da corporação, que enviou uma viatura tanque de combate a incêndios.

“O fogo se espalhou rapidamente, o capim estava seco, e deixou uma destruição nas roças da região”, disse o agricultor, Luís Alves. Nos sítios Cantinho, Estivas e Caatinga Grande as roças ficaram queimadas. O fogo ainda não foi controlado no fim da tarde deste sábado. Não há informações sobre pessoas atingidas e animais. A secretaria de Meio Ambiente vai fazer na próxima segunda-feira um levantamento da área queimada pelo fogo.

De acordo com os moradores Renato Viana e José Batista, o fogo continua queimando áreas nas localidades de Morada Nova e Vaca Morta. Nessa época do ano, a vegetação no sertão fica seca, a umidade do ar é elevada e o color contribuem para a ocorrência de queimadas nas roças.

Diário Centro Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário