segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Fumaça de queima de vegetação na zona rural de Icó deixa as ruas da cidade sem visibilidade



Na tarde deste domingo, 20, moradores da cidade de Icó foram surpreendidos por um fumaceiro proveniente de queimadas em vegetação na zona rural do município. Os ventos contribuíram para trazer a fumaça, que deixou as ruas encobertas e com pouca visibilidade.

Moradores com dificuldades de respiração reclamaram e pelo menos duas pessoas procuraram o serviço de emergência do Hospital Regional do Icó, por serem sensíveis à inalação da fumaça. “Há dificuldades de respiração, a gente se sente mal”, disse a dona de casa, Francisca Custódio.

As crianças, os idosos e os que têm problemas pulmonar são os que sofrem mais com a inalação da fumaça que encobriu grande parte da cidade. “É preciso ter cuidado, evitar a inalação”, observou a enfermeira, Ana Cleide Moreira. 

“Qualquer fumaça pode prejudicar as pessoas, traz irritação, tosse”, frisou o médico pneumologista, Cleonardo Silva. “É conveniente procurar um espaço arejado, aberto, que é menos prejudicial. Quem tem bronquite, asma, sente mais do que outras pessoas”.

A fumaça é oriunda de uma grande queimada na região da zona rural de Icó, que já perdura por vários dias.

Na última sexta-feira, 18, o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, em Iguatu, coronel, Nijair Araújo, sobrevoou os municípios de Acopiara, Iguatu, Orós e Icó para observar focos de queimadas. 

Juntamente com a fumaça, vieram resíduos que deixaram áreas das casas sujas. “Aqui em casa ficou tudo sujo, as roupas no varal ficaram com cheiro de fumaça”, reclamou a servidora pública municipal, Maria José Costa.


Por: Diário do Nordeste -  Por Honório Barbosa,
Com colaboração de Gustavo Veras

Nenhum comentário:

Postar um comentário