terça-feira, 15 de outubro de 2019

Oroense é destaque no Cariri Cearense com seu projeto com brinquedos usando materiais recicláveis


Neste mês das crianças, o Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte, resolveu inovar e criou um desafio para pais e filhos: trocar seu lixo por brinquedo. O projeto funciona a partir desta quinta-feira (10) e segue até o próximo dia 27.  O stand está montando na Praça de Eventos. Para participar, basta levar, no mínimo, cinco itens de resíduos sólidos domésticos e trocá-los por um brinquedo sustentável, feito pelo artista plástico Cícero Ramos da Silva.

Os itens que podem ser trocados são: embalagens de xampu, condicionador ou desodorante em spray ou rolon, escova de dente, barbeador, brinquedos eletrônicos usados, carregadores de celular e CD’s. No total, serão distribuídos mil brinquedos. Os convidados do Cariri Garden também poderão aprender na prática como transformar os resíduos em brinquedos.

Há 10 anos, Cícero Ramos da Silva aposentou a farda de policial militar e deu início a sua grande paixão: cuidar do meio ambiente. “Desde criança eu sempre fui um protetor do meio ambiente, comecei como escoteiro e após me aposentar da polícia militar, onde trabalhava como professor do Proerd, resolvi me dedicar a essa paixão. Através da arte plástica passei a dar uma pequena contribuição para o meio ambiente”, explica.

O trabalho, que começou como uma brincadeira, foi ganhando forma e espaço, principalmente entre as crianças. Nas mãos do artista plástico, CD’s arranhados, tubos de desodorante, de xampu, brinquedos eletrônicos quebrados, presto barba e até escova de dente viram brinquedos. “Escolhi trabalhar com brinquedos porque as crianças são a nossa esperança de um futuro melhor. Então, tento ensinar com a minha arte, inclusive para os pais, que os resíduos sólidos domésticos podem ter muitas utilidades”, ressalta Cícero.

Segundo a coordenadora de Marketing do Cariri Garden Shopping, Mirelly Sousa, a proposta é, além de ajudar o meio ambiente, levar as famílias a uma reflexão sobre o destino que estão dando aos resíduos sólidos domésticos. “Encontramos no professor Ramos uma fonte inesgotável de criatividade para nos mostrar na prática que é possível fazer mais pelo meio ambiente e por nós mesmos” enfatiza.

Diário Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário