quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Vaticano confirma: Menina Benigna torna-se primeira Beata do estado do Ceará

Santana do Cariri está em festa. O Vaticano anunciou nesta quinta (3), a beatificação da menina Benigna, que agora já é a primeira Beata da Diocese de Crato e a primeira do estado do Ceará, de acordo com os dogmas de Roma.

O pároco da Igreja de Senhora Santana padre Paulo Lemos anunciou a novidade nos microfones da capela e nas rádios da cidade nesta manhã. A população soltou fogos de artifício ao saber da notícia.

Ainda sem data marcada, uma missa será celebrada Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato, com a presença de um cardeal do Vaticano que irá anunciar formalmente a beatificação de Benigna.

Em 1941, ela foi assassinada aos 13 anos com um golpe de facão. Desde então tornou-se alvo de devoção por parte de religiosos que a consideram uma mártir da castidade. Em 2011, a Diocese do Crato deu início ao seu processo de beatificação. Em 2013, a causa foi aceita pela Congregação para a Causa dos Santos, e Benigna foi declarada Serva de Deus

Nesse ano será realizada a 16ª edição da romaria de Benigna, que foi iniciada em 2004 por iniciativa de leigos da comunidade com o apoio do pároco da época. A cada ano o número dos devotos da menina  cresce e chega a reunir aproximadamente de 20 mil pessoas no dia 24 de outubro. A peregrinação tem início dia 15 (data do nascimento) e se encerra no dia da morte de Benigna (24 de Outubro).




Por Felipe Azevedo/Agência Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário