Titulares de linha telefônica pré-paga do Ceará e de outros
16 estados têm até a próxima segunda-feira, 18 para recadastrar e atualizar
seus dados, sob risco de ficarem com o serviço bloqueado. A medida faz parte do
projeto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a criação do
cadastro nacional de usuários dos serviços de telefonia celular pré-paga.
Além dos cearenses, a exigência vale para os moradores dos
estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Piauí,
Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do
Sul, Roraima, Sergipe e São Paulo. Os demais estados e o Distrito Federal já
concluíram essa etapa de recadastramento.
Esta é última fase da campanha de comunicação aos
consumidores com cadastros desatualizados, realizada pelas prestadoras Algar,
Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, dentro do Projeto Cadastro Pré-Pago.
Segundo a agência reguladora, o objetivo da iniciativa é
assegurar uma base cadastral correta e atualizada, para evitar a ocorrência de
fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma,
ampliar a segurança dos consumidores.
Recadastramento
Os usuários de pacotes pré-pagos serão acionados pelas
operadoras por canais como mensagem de texto, ligações ou pop ups em sites. O
procedimento é aplicado apenas aos usuários com pendências cadastrais. As
operadoras também disponibilizaram canais de atendimento para fornecer mais
informações sobre o recadastramento, como páginas específicas nos sites e
números.
Pessoas que tiverem a linha pré-paga bloqueada poderão
atualizar os dados cadastrais junto à sua prestadora por meio dos canais de
atendimento disponíveis, como call center e espaço reservado ao consumidor na
internet. Nesse contato, devem ser informados o nome completo e o endereço com
o número do CEP. No caso de pessoa física, é necessário informar o número do
CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. Também poderão ser solicitadas informações
adicionais de validação do cadastro.
Para evitar fraudes, os usuários podem confirmar se o SMS de
solicitação de recadastramento recebido foi, de fato, encaminhado pela prestadora
contratada.
Confira os números utilizados pelas prestadoras para envio
das mensagens:
Em caso de dúvidas, os titulares de linhas pré-pagas podem
entrar em contato com a operadora pelos seguintes números:
Claro: https://www.claro.com.br/institucional/regulatorio/cadastro-pre
ou pelo número 1052
Tim:
https://www.tim.com.br/sp/para-voce/projeto-cadastro-pre ou pelo número 1056
Vivo:
https://www.vivo.com.br/para-voce/ajuda/duvidas/celular/vivo-pre/recadastro-pre-pago
ou pelo número 1058
Oi: https://www.oi.com.br/celular/pre-pago/atualizar-cadastro
ou pelo número 1057
Algar:
https://www.algartelecom.com.br/para-voce/atendimento/comunicados?comunicadosCelular-0
ou pelo número 1055
Sercomtel: https://www.sercomtel.com.br/cadastro-pre-pago/ ou pelo número 1051
Agência Brasil
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