segunda-feira, 11 de novembro de 2019

WhatsApp está banindo membros de grupos com zoeira além do limite; entenda



Parece que a zoeira tem limites sim no WhatsApp. O aplicativo está banindo o número de todos os membros de grupos que contenham alguma zoeira que "passa da conta" no serviço. E por zoeira além dos limites você pode entender simplesmente a mudança do nome do grupo ou até a modificação de uma foto de ícone com algo ilegal, mesmo que por brincadeira.

Vários casos do tipo estão circulando em fóruns como o Reddit e em redes sociais. Nas plataformas, usuários contam que estavam em um grupo e, após algum membro mudar o nome ou foto na comunidade para uma brincadeira mais ofensiva ou com referência a algo ilegal, todos os outros membros foram banidos da plataforma, sem a possibilidade de reaver a conta utilizada.

No Reddit, uma discussão foi aberta após um usuário alegar que foi permanentemente banido da plataforma após um colega da universidade mudar o nome de um grupo no app para "pornografia de crianças" por brincadeira. Outras pessoas compartilham casos parecidos.

O que surpreende na ação do mensageiro é que não foi apenas a pessoa que modificou o nome ou o ícone do grupo e os administradores dele que foram banidos, mas todas as pessoas que faziam parte daquele grupo. Isso abre a possibilidade de que qualquer um possa modificar um grupo por brincadeira (ou de forma proposital) e todos os outros usuários serem afetados.

Banido por causa de nude
No Brasil, a reportagem conversou com uma fonte, que pediu para não ser identificada, que teve a conta do WhatsApp banida depois que uma pessoa do grupo que estava mudou o ícone do grupo para um nude. Segundo essa pessoa, todas as 15 pessoas do grupo foram banidas ao mesmo tempo no fim de setembro.

"Quando acordei um dia e fui mexer no WhatsApp, apareceu que eu tinha sido banido e recebi emails da plataforma sobre isso. Tenho certeza que foi por causa de um grupo porque todo mundo foi banido, eram 15 pessoas", apontou ao Tilt.

De acordo com o usuário, o participante do grupo mandou o nude na conversa - sem rosto da pessoas exposta - e colocou esse nude de ícone do grupo.

"Está errado por enviar o nude e colocar como ícone? Sim, muito. Mas não é motivo de banimento de todos", alega o usuário que teve a conta removida.

Outros casos
No post do Reddit, vários outros usuários relatam casos parecidos. Um, por exemplo, afirma que estava em um grupo com 50 pessoas e todas foram banidas porque uma pessoa achou engraçado mudar o nome do grupo por apenas um minuto para algo "desprezível" antes de retornar ao antigo. O WhatsApp flagrou isso e excluiu todos da plataforma.

Já outra pessoa relata que estava em um grupo da escola com 100 pessoas e, quando acordou, todos estavam banidos por causa de alguma "zoeira" que rolou de madrugada.

No Twitter também existem relatos. Uma usuária, por exemplo, aponta que uma colega foi banida do WhatsApp por estar em um grupo chamado, de brincadeira, "pornô infantil".


Com informações de Lindomar Rodrigues
Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário