quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Incêndio no Centro de Fortaleza continua mais de 17 horas depois do início; ruas do entorno estão bloqueadas



Quatro estabelecimentos comerciais foram atingidos pelo incêndio de grandes proporções que atingiu uma loja de importados na tarde desta terça-feira (10), no cruzamento da Rua General Sampaio com a Rua São Paulo, no Centro de Fortaleza. Dois deles ficaram totalmente destruídos. Equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam no local durante toda a madrugada desta quarta-feira (11) e, nas primeiras horas da manhã, ainda combatiam as chamas, que já duram mais de 17 horas.

Segundo os bombeiros, apesar do incêndio ainda não ter sido totalmente apagado, as chamas estão controladas e, às 9h, cerca 90% da área afetada estava livre de fotos.

Para evitar acidentes e permitir a atuação dos bombeiros, ruas do entorno foram bloqueadas pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) para o tráfego de veículos. Por volta das 22h45, o trecho da Rua General Sampaio com Guilherme Rocha, interditado no final da tarde por causa da ocorrência, foi liberado.

Contudo, outros bloqueios no entorno do local foram mantidos. São eles:

O cruzamento da Rua Pedro Pereira com a Rua General Sampaio;
Cruzamentos da Rua 24 de Maio com a Rua São Paulo;
Rua 24 de Maio com Rua Guilherme Rocha.
Estrutura comprometida
A chuva que caiu na capital entre o fim da madrugada e o início da manhã ajudou a resfriar o local do incêndio. Entretanto, de acordo com o coronel Oliveira, do Corpo de Bombeiros, o fogo chegou a comprometer a estrutura dos comércios vizinhos. “O incêndio se propagou para uma farmácia, que também teve a estrutura colapsada. Nas lojas ao lado a passagem do fogo se deu por convecção, que são as massas de ar, mas nós conseguimos controlar e o incêndio não chegou a desenvolver dentro delas”, afirma. 

Estes dois estabelecimentos atingidos parcialmente foram uma empresa de eletrônicos e o segundo andar de uma empresa de tecidos.

Cerca de 40 bombeiros se revezam para apagar as chamas. A ação conta com 11 viaturas dos quartéis do Centro, Conjunto Ceará e Mucuripe. Uma escada Magirus também foi utilizada.

Conforme Oliveira, o combate ao fogo está concentrado na loja de importados, “que teve a estrutura totalmente destruída, vindo a desabar parte do teto”. A energia elétrica da região foi desligada pela Enel e a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece) disponibilizou um hidrante para auxiliar nos trabalhos dos bombeiros.

Ainda segundo o coronel Oliveira, a Defesa Civil será acionada para a avaliar as condições de funcionamento das lojas da região que não foram atingidas pelo fogo. “Vamos solicitar a Defesa Civil do município para avaliar a condição dessa estrutura, até que possa adentrar alguém e verificar a situação de ocupação desse espaço”, disse.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário