terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Inep nega reaplicação do Enem a candidatos em escola invadida por briga de torcedores em Fortaleza




As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 serão reaplicadas nesta terça-feira e quarta-feira (10 e 11) em diversos locais para candidatos que se sentiram prejudicados durante os dias regulares do Exame, 3 e 10 de novembro. No Ceará, as 559 solicitações para realizar o exame foram recusadas, incluindo o pedido de candidatos que fizeram a prova onde houve uma invasão nas salas de aula durante uma briga de torcedores.

A confusão ocorreu na Escola Municipal Martinz de Aguiar, no Bairro Monte Castelo, em Fortaleza, no dia 10 de novembro. Os estudantes ouviram barulhos de tiros durante a invasão motivada por briga entre os torcedores de Ceará e Fortaleza, que jogavam na Arena Castelão pelo Campeonato Brasileiro. Na data houve briga de torcedores na Arena Castelão e no entorno do estádio.

"Eu achei que no dia foi totalmente prejudicial. Mandaram os alunos sentarem no chão. Minha sala a janela dela era de frente para o portão. Só vimos o grupo de homens entrando. Ninguém sabia se eles estavam armados. Ninguém tinha celular para ligar para polícia. Foi uma confusão", relatou uma aluna que se diz prejudicada com a confusão e não poderá fazer novamente o exame.

A reaplicação do Enem, segundo o Instituto, é direcionada a participantes que tiveram problemas logísticos durante o exame regular. No Ceará, o Inep avaliou que nenhum candidato atestou, de fato, que passou, por exemplo, por problemas logísticos que comprometessem a infraestrutura do local de prova ou falta de energia que comprometesse a visibilidade da prova.

Além disso, nenhuma das pessoas que solicitou a replicação, conforme o Inep, evidenciou de forma efetiva, que tenha sido prejudicada por algum erro de execução de procedimento do aplicador no dia da prova. Os candidatos tiveram de 11 a 18 de novembro para solicitar a reaplicação do exame.

A estudante Beatriz Esteche, 20 anos, moradora de Fortaleza, fez a prova na Escola Municipal Martinz de Aguiar, no Bairro Monte Castelo, onde ocorreu uma confusão no segundo domingo de prova, dia 10 de novembro. Ela teve o pedido de reaplicação recusado. No dia da ocorrência, segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência provocada por homens que seguiam para o jogo entre Ceará e Fortaleza.

Conforme a secretaria na ocasião, o coordenador da unidade escolar relatou que homens passavam pela via se depararam com um grupo rival, o que resultou no início de uma confusão no momento que os candidatos se preparavam para entrar na escola.

O grupo entrou na instituição de ensino e saiu em seguida. Ninguém ficou ferido durante a ação e não houve danos patrimoniais ao prédio público. Estudantes, no dia da prova, relataram que houve correria e os candidatos ficaram bastante nervosos. A prova do Enem, segundo eles, foi aplicada instantes após a confusão e não houve tempo adicional para os candidatos que estavam no local.

'Ninguém soube explicar o motivo'
Beatriz explica que fez o pedido de replicação justamente porque se sentiu prejudicada por esse episódio. "Eu vi que foi negado e liguei para o 0800 do Inep, mas ninguém soube explicar o motivo de terem negado". De acordo com a estudante, que busca ingressar no curso de Medicina, no segundo dia de Enem, o tumulto, além de ter atrasado o início da prova ainda deixou os candidatos tensos.

A candidata alega que vários estudantes que estavam em sua sala receberam a prova com atraso. "Eu fiquei agitada e não conseguia me concentrar para ler", reforça. Ela diz ainda que no preenchimento do recurso junto ao Inep para tentar a reaplicação, teve que marcar uma das opções (falta de energia, desastre natural ou erro de execução de procedimento por parte do aplicador), mas nenhuma representava o que os candidatos haviam passado na Escola Municipal Martinz de Aguiar.

"Eu questionei com o Inep como ficava nossa situação, mas só informaram que a resposta dos recursos era essa. Se tivesse outro recurso, com certeza eu tentaria. Mas quando liguei não tinha mais o que fazer", conta.

Reaplicação em outros estados
As provas que serão reaplicadas esta semana seguem o mesmo modelo do exame regular, são: 180 questões distribuídas igualmente por Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além da Redação. As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

No Ceará, o segundo dia de prova do Enem, no dia 10 de novembro, contou com a presença de 222.424 candidatos. Isto representa 75,4% dos inscritos. Com isso, o estado teve o 5º menor índice de faltosos em 2019, se comparado aos outros 25 estados brasileiros.

Segundo o Inep, problemas de logística são:


  • Desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame, devido ao comprometimento da infraestrutura do local);
  • Falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural);
  • Erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que cause comprovado prejuízo ao participante.



Por Thatiany Nascimento, G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário