quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Área do Ceará deve passar por chuvas intensas até a manhã desta quinta-feira, diz Inmet



O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta valendo da tarde desta quarta-feira (15) até as 9h desta quinta-feira (16) apontando chuvas intensas em parte do Ceará.

O aviso coloca como áreas com chances de precipitação o norte, noroeste, centrossul e sertão cearenses, com risco de chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou de até 50 mm por dia. Parte do Piauí também deve ser atingida pelo fenômeno.

Entre terça-feira (14) e esta quarta-feira (15), pelo menos 102 municípios cearenses registraram chuvas, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), com precipitações em todas as regiões do estado.

A Funceme explica que as atuais condições estão sendo indicadas a partir da ação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que deve influenciar as condições de tempo em algumas áreas do Estado. A ZCIT é uma banda de nuvens que circula a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul.


Previsão para os próximos dias, segundo a Funceme

Quarta-feira (15)

Nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada nos litorais de Fortaleza e Pecém, no Maciço de Baturité e no Sul. Há possibilidade de chuva no Litoral Norte, na Ibiapaba e no Vale do Jaguaribe.

Quinta-feira (16)

Nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e no Sul. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

Sexta-feira (17)

Nebulosidade variável com chuva isolada no Centro-Norte. Nas demais regiões, céu com poucas nuvens.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário