segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Combustível para aviação é o que mais cresce em vendas no Ceará



Enquanto o mercado de petróleo dá sinais de recuperação depois de estagnada na demanda da gasolina, o consumo de combustíveis para o transporte aéreo cresce com mais velocidade e oxigena o segmento no Ceará. Em 2019, somente o uso do querosene para aviação civil (QAV) totalizou 264.905,15 m³. Um aumento de 11% ante o ano anterior, quando consumiu 238.597,15 m³.

No Brasil, a aquisição do produto somou 6.980.446 m³. Na última década, o QAV disparou 37%, saindo dos 192.778 m³, em 2010, até chegar ao patamar atual, no Estado. Os dados constam no Anuário Estatístico 2019, divulgado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Para o consultor na área de Petróleo e Gás, Bruno Iughetti, os números refletem a ampliação da malha aérea cearense, que ganhou reforço com o hub da Air France-KLM/Gol.

"Vimos um desempenho muito positivo, principalmente, no fim do ano passado e início deste ano. Esse é um mercado em ascensão e devemos ter um consumo bem acima da média em 2020", projetou. Outro fator que pode influenciar é a política de incentivos fiscais adotada pelo Estado. Em 2017, houve uma redução de 64% na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível para operações no Interior, nos aeroportos de Jericoacoara, Juazeiro do Norte e Aracati.

Com a queda do custo, as empresas ganham fôlego para investir e planejar novas rotas. O secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, afirma que o regime de tributação é permanente e está alinhado aos planos de atração de investimentos. "A demanda tem crescido e demonstrado que havia essa carência. Nós pretendemos ainda dobrar o número de voos internacionais e nacionais nos próximos cinco anos", disse.

Mas o engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e especialista em Transporte Aéreo, Adalberto Febeliano, pondera que o cenário positivo não tem relação direta com os impostos. "O fato de ter mais voos significa que vende mais combustível", afirmou.

Os números mostram que, após um ano do início do centro de conexões, em julho de 2019, o fluxo de passageiros internacionais cresceu 103,88%. Recentemente, foram negociadas novas viagens regionais para oito municípios cearenses pela Gol. Começam a operar neste mês de fevereiro, as frequências para Sobral, São Benedito, Tauá, Crateús, Iguatu e Aracati, semanalmente, e três diários para Jericoacoara e dois para Juazeiro do Norte.

Em relação ao Anuário da ANP, os dados apontam que, em dezembro de 2019, houve maior procura no Estado pela gasolina para aviação (113%) ante janeiro. O produto vendido em menor quantidade e utilizado em equipamentos de pequenos.

O economista e sócio da Arêa Leão Consultoria, Gilberto Barbosa, frisa que os últimos meses do ano concentram maior demanda puxada pelo aumento na atividade turística. Outro ponto é que para além da sazonalidade, uma boa logística impulsiona não apenas o turismo de lazer como o de negócios e eventos. "Esse é um setor que vem melhorando e a estimativa é que cresça cada vez mais nos próximos anos", analisa.


Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário