segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Ex-deputado federal é suspenso da PM do Ceará por convocar paralisação



A Controladoria Geral de Disciplina afastou o ex-deputado federal Cabo Sabino (Avante-CE) da Polícia Militar do Ceará por "incapacidade moral do mesmo de permanecer nos quadros" da segurança pública do estado.

Conforme portaria publicada no Diário Oficial do Ceará de sexta-feira (21), o cabo da Polícia Militar Flávio Sabino, junto com lideranças da Associação das Esposas de Militares, "convocaram os policiais e familiares para se fazerem presentes no 18º BPM [Batalhão da Polícia Militar] com o objetivo de obstruir o serviço e iniciar o movimento de paralisação" dos policiais.

O 18º Batalhão foi ocupado por homens encapuzados e familiares na madrugada de quarta-feira (19), quando o motim dos militares ganhou maior adesão.

Ainda conforme a publicação, "homens mascarados, mulheres e crianças se aglomerado no local [18º Batalhão], dando início ao movimento que se difundiu durante a noite em outras unidades policiais da capital [Fortaleza] e do interior do Estado".

Ficou determinado ainda a retirada do distintivo e da arma do ex-deputado Cabo Sabino. A decisão de afastamento afeta mais de 160 policiais, a maioria por "motim, insubordinação e abandono de posto".

O G1 tentou contato com Cabo Sabino, mas as ligações não foram atendidas até a última atualização desta reportagem. Em um vídeo divulgado em redes sociais no sábado (22), Sabino afirma que os policiais estão sendo punidos com base em artigo "restrito às forças armadas, que nãos se aplica às forças auxiliares".

"Para nós não existe crime, pode ser ilegal pelo que diz a Constituição, mas mais ilegal é o que o Governo tem feito conosco. Ele demite várias pessoas de maneira irresponsável, maneira irresponsável", completou Sabino.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário