quarta-feira, 25 de março de 2020

20% dos pacientes com novo coronavírus no Ceará estão internados; 2 receberam alta



O Ceará tem dois pacientes que estavam internados com o novo coronavírus e receberam alta. Ambos são idosos com mais de 80 anos. No Estado, 40 pessoas estão internadas por conta da doença e 10 delas estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em estado grave, de acordo com informações do secretário da Saúde Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto. Conforme último boletim divulgado pela secretaria, na tarde desta terça-feira (24), são 185 casos confirmados no Estado.

"Cerca de 8 [dos 10] estão em ventilação assistida e com quadros mais complexos, alguns deles já melhorando. A gente tem monitorado diariamente todos eles. Estamos identificando o perfil dessas pessoas, de onde eles vieram, que contato eles tiveram, que comorbidade eles tiveram", afirmou em entrevista ao Sistema Verdes Mares.

Os pacientes em estado de saúde moderado a grave estão sendo tratados com a hidroxicloriquina e a cloriquina, substâncias normalmente usadas para o tratamento de doenças como a malária e o lúpus. A azitromicina também está sendo usada no tratamento, assim como outras substâncias que estão sendo estudadas pelos profissionais da saúde.

No domingo (22), foi divulgado que hospitais do Ceará começaram os testes com as substâncias. Mas Dr. Cabeto alerta para o uso somente nas unidades hospitalares devido ao risco de efeitos colaterais.

Segundo o secretário, a maioria dos pacientes infectados é do sexo masculino e tem mais de 60 anos, além de ter uma outra doença associada, como a diabetes. Cerca de 80% dos casos são moradores dos bairros Meireles, Papicu, Aldeota e Varjota.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário