quarta-feira, 11 de março de 2020

Banco receberá estátua de Seu Lunga em frente à casa onde ele morava em Juazeiro



Uma das figuras mais icônicas do Ceará e conhecida internacionalmente vai ser homenageada no município: Joaquim dos Santos Rodrigues, o Seu Lunga. Já está sendo concluída a colocação do banco que vai receber o assento em granito e, posteriormente, a estátua do homenageado. O banco não terá encosto e ficará em frente à casa onde Seu Lunga morou na Rua da Conceição mais precisamente na Praça do Memorial Padre Cícero.

No imóvel ainda reside a viúva, Dona Carmelita Rodrigues, a qual completou. recentemente 90 anos. A estátua virá de Petrolina (PE) e está sendo esculpida pelas mãos do artista Ranilson Viana já em fase de conclusão. Após a colocação da mesma, quem passar pela praça terá a oportunidade de sentar no banco e se deixar fotografar ao lado da estátua do folclórico comerciante Seu Lunga.

A inauguração ainda não tem data marcada devendo ocorrer, no mês de março, durante a Semana do Padre Cícero quando serão comemorados os 176 anos de nascimento do sacerdote de quem Seu Lunga era devoto. O idealizador da homenagem é o empresário juazeirense do ramo hoteleiro Jose Leite, que reside em Ilhéus (BA) com a colaboração da professora Rosângela Tenório, prima do homenageado.

Seu Lunga nasceu em Caririaçu no dia 18 de agosto de 1927 e se tornou conhecido por conta do seu temperamento forte. O apelido veio da infância quando uma vizinha dos seus pais passou a chama-lo de “Calunga”, que virou “Lunga” e o acompanhou pro resto da vida. Ele começou a trabalhar na roça aos oito anos e admirava a criação rígida do pai, marcando um aspecto psicossocial do filho. Passou a morar em Juazeiro aos 16 anos quando se tornou comerciante e aqui faleceu no dia 22 de novembro de 2014.

Por Demontier Tenório
Miséria.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário