segunda-feira, 23 de março de 2020

Com cuidados para evitar o novo coronavírus, idosos procuram vacina contra a gripe em postos de saúde de Fortaleza



Mesmo com a recomendação para que todos fiquem em casa para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, muitos idosos procuraram neste domingo (22) a vacina para que protege contra outro vírus, o da gripe. A maioria estava de máscara e preocupada em manter distância das outras pessoas. O movimento foi tranquilo.

A primeira fase da campanha nacional contra a gripe estava prevista para iniciar na segunda-feira (23), mas foi antecipada na capital cearense. O público-alvo é composto por pessoas com idade a partir de 60 anos e trabalhadores da área da saúde.

A vacinação acontece até o dia 23 de maio nos 113 postos de saúde da capital cearense e em algumas escolas do município, para evitar a aglomeração de pessoas, facilitar o acesso e reduzir o tempo de permanência.

A expectativa é vacinar 90% do público-alvo na 1ª fase, de acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Vanessa Soldatelli. “A vacina deste ano está completamente diferente do ano passado, porque é produzida a partir da pesquisa do vírus que está circulando no país naquele momento. Além disso, ela não possui memória imunológica, e só confere proteção por um ano”, afirma

Segundo a SMS, os idosos têm prioridade na vacinação por causa da maior vulnerabilidade deste grupo em relação a doenças. A antecipação da campanha, que normalmente ocorre no fim de abril, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a obterem diagnósticos mais evidentes em relação ao Covid 19.

Pacientes acima de 80 anos
Os pacientes acima de 80 anos deverão receber a aplicação da vacina em casa. Esse atendimento será realizado com base nos dados dos usuários cadastrados no programas Saúde da Família e Melhor em Casa.

Os que ainda não estão cadastrados devem entrar em contato com o posto mais próximo para fazer o cadastro e evitar a locomoção ao posto de saúde.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário