terça-feira, 31 de março de 2020

Grupo formado por governadores do Nordeste cria comitê científico para combate ao coronavírus




Foi oficializado na segunda-feira (30) um comitê científico formado por médicos, cientistas, físicos e pesquisadores, com o intuito de auxiliar os governadores dos estados do Nordeste na tomada de decisão sobre as ações de enfrentamento à pandemia causada pelo coronavírus.

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste será coordenado pelo cientista Miguel Nicolelis e pelo físico e ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. A primeira reunião do grupo está marcada para esta terça-feira (31), às 10h. Será um encontro online.

De acordo com o governo da Bahia, idealizador do comitê, Além de Nicolelis e Rezende, a comissão fará reuniões periódicas com autoridades científicas brasileiras e de outros países, a exemplo da Itália, da Alemanha e da China, para discutir soluções na tentativa de frear a disseminação de casos da Covid-19.

Além disso, o comitê emitirá boletins com todos os números da região relativos à doença e divulgará orientações baseadas nas pesquisas realizadas pelo grupo.

Ainda segundo o governo da bahia, o comitê ainda está em formação, mas já possui 13 membros, incluindo um indicado por um dos nove estados do Nordeste, e deve permanecer ativo até o fim da pandemia.

“É uma guerra. Precisamos de apoio científico para vencê-la”, afirmou o governador Rui Costa, presidente do Consórcio Nordeste.

O Consórcio Nordeste foi criado em março de 2019 e prevê o desenvolvimento em diversos projetos, além da parceria econômica, política, infraestrutural e educacional entre as unidades federativas.


Por G1 BA


Nenhum comentário:

Postar um comentário