quarta-feira, 22 de abril de 2020

Achado em residências, inseto semelhante ao Barbeiro é identificado por pesquisadores da URCA



Identificado o tipo de inseto, similar ao barbeiro, que deixou em alerta moradores do Bairro São José, em Juazeiro do Norte.

Pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (Urca), através do Laboratório de Entomologia e Acarologia, coordenado pela professora Imeuda Peixoto, realizaram o trabalho.

Trata-se, segundo os especialistas, do percevejo do gênero Spartocera, que não representa perigo.

Preocupados com o aparecimento de insetos similares ao barbeiro, que transmite a Doença de Chagas, os moradores solicitaram ajuda profissional para explicar a infestação no bairro.
Amostras

O biólogo Léo Azevedo  e o estudante Isaac Feitosa coletaram as amostras. Os dois fazem parte de um grupo de pesquisa em Parasitologia de Animais Silvestres, da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho.

Em comunicado técnico, o laboratório diz que os insetos são inofensivos, além de possuírem um aparelho de alimentação curto. Por conta disso, são confundidos com criaturas que se alimentam de sangue. "Contudo, comem de plantas, principalmente do tomateiro, da pimenta, e do pimentão", afirma o pesquisador Léo Azevedo.

O laudo ainda informa que os estudos de campo se fazem necessários para identificar a causa da invasão desses animais às residências. Há possibilidades de as luzes residenciais estarem atraindo os insetos.


Por João Boaventura Neto
Miséria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário