terça-feira, 28 de abril de 2020

Ceará deve realizar testes para detectar coronavírus no formato 'drive-thru'



O Ceará deve adotar testagem em esquema de drive-thru para detectar infecção pelo novo coronavírus, segundo o titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Dr. Cabeto. O estado negocia a compra de 120 mil testes de RT-PCR (biologia molecular), que identifica o vírus durante o período inicial, com uma empresa coreana.

A previsão é que os insumos cheguem até o dia 4 de maio, conforme anúncio do secretário de Saúde no último domingo (26) em coletiva de imprensa.

O aplicativo da Sesa, que será disponibilizado para Android e IOS, será necessário para agendar o procedimento. Ainda não há previsão para o lançamento da plataforma. “É muito importante a população baixar esse app, pois a marcação desses exames vai ser feita por lá para que a gente não faça aglomeração”, adiantou Dr. Cabeto.

Na tarde do último domingo (26), um avião vindo da China trouxe um carregamento de 90 toneladas de insumos hospitalares para atender a demanda do sistema público de saúde do estado.

Conforme o secretário da saúde, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) devem ser suficientes para três meses. Cerca de 40% do material vai ser remetido para municípios do Interior onde há maior número de casos da doença.

Entre os insumos destinados para suprir a demanda por EPIs, 300 mil são testes para detecção do coronavírus.

"Vamos centralizar primeiro nos hospitais, para os profissionais da segurança e para os casos suspeitos. Vamos disponibilizar nas UPAs para aqueles que têm mais de cinco dias de sintomas. Esses testes vão se juntar a outros 120 mil testes, esse é pesquisa viral direta, que vai ser feita com PCR e, inclusive, com drive thru. Para que a gente disponibilize para todos os casos suspeitos e de UPAs e pacientes sintomáticos um diagnóstico até quatro horas", explicou o secretário de Saúde.


Por Yohana Capibaribe, G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário