quinta-feira, 9 de abril de 2020

Ceará é 4º estado com maior incidência de Covid-19 por 100 mil habitantes, diz Ministério da Saúde



O Ceará é o quarto estado com maior incidência de Covid-19 e está entre as unidades da federação consideradas em emergência por causa do número de casos da doença, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde na tarde desta quarta-feira (8). O estado tem 14,1 casos a cada 100 mil habitantes. A média nacional é de 7,5.

Amazonas (AM), Distrito Federal (DF) e São Paulo (SP) têm respectivamente taxas de 19,1, 16,7 e 14,5 por 100 mil habitantes. Esses estados e o Ceará, além de Amapá (AP) e Rio de Janeiro (RJ), estão em emergência, conforme a pasta, pois têm incidências 50% acima da nacional.

O Ceará alcançou novo recorde de casos nesta quarta (1.374) e mais mortes (passaram a 53, no total), conforme dados divulgados pela Secretaria da Saúde por volta das 17h no portal IntegraSUS. As atividades empresariais não essenciais, escolas e universidades estão proibidos de funcionar por força de decretos estadual até 20 de abril.

O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta alertou os gestores dos estados em situação de emergência, ou seja, aqueles que têm a taxa de incidência 50% superior à média nacional, como o caso do Ceará, e pediu cuidado e colaboração da população desses locais.

“Esses locais, extremo cuidado. Gestores, repactuem suas redes, ampliem seus leitos, administrem seus recursos humanos, otimizem seus EPIs. População: colabore. O vírus adora contato, adora que as pessoas desobedeçam a toda e qualquer racionalidade. É disso que ele se nutre pra se multiplicar. São sistemas de saúde, alguns, frágeis pra enfrentar isso num espaço curto de tempo”, disse.

Fortaleza
Em coletiva anterior do Ministério da Saúde, nesta terça-feira (7), Fortaleza já havia aparecido como a cidade com maior incidência de casos de Covid-19 por habitante do país. Na capital cearense, há 34,7 casos a cada 100 mil habitantes. Incidência mais alta do que a registrada em São Paulo, maior capital do país, que registrou 30,6 casos por 100 mil habitantes.

O ministro chegou a dizer que ficaria "extremamente preocupado" se estivesse em Fortaleza, ao se referir a locais com situação mais crítica.

“Nós somos um País de 215 milhões de habitantes. Se eu tivesse em Manaus hoje estaria extremamente preocupado, se eu tivesse em Fortaleza, extremamente preocupado. Então, a gente tem dito aqui em todas as nossas apresentações, atenção cidade tal, cidade tal, vocês são cidades que tão com os números chamando atenção do radar nacional”, comentou.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário