quinta-feira, 30 de abril de 2020

Ceará tem 36 cidades com taxa de letalidade por Covid-19 maior que Fortaleza



Fortaleza concentra o maior número de casos confirmados e mortes por Covid-19 no Ceará. Contudo, dos 46 municípios que registraram óbitos por Covid-19 até esta quarta-feira (29), 36 apresentavam taxa de letalidade maior que a capital cearense. O índice se refere ao percentual de pessoas que morreram pela doença em relação ao número de infectados.

Os dados foram coletados na plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), quando o Ceará tinha taxa de letalidade de 6,01%; e Fortaleza, de 6,06%.

Oito municípios apresentavam 100% de letalidade, ou seja, o único paciente com caso confirmado também veio a óbito: Ibaretama, Miraíma, Salitre, Solonópole, Viçosa do Ceará, Ararendá, Cariús e Farias Brito. É possível que nestes municípios haja casos subnotificados da doença.

O Ceará ultrapassou a marca dos sete mil casos de Covid-19. O estado também já soma 450 óbitos em decorrência do novo coronavírus (SARS-CoV-2), conforme a plataforma IntegraSUS, atualizada às 17h18 desta quarta-feira (29).

Fortaleza, epicentro da contaminação pelo vírus no estado, registra 5.712 casos confirmados de infecção e 349 mortes em decorrência da Covid-19.

Segundo a Secretaria da Saúde, 30% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Ceará estão localizadas no interior. Das 465 UTIs públicas estaduais, 142 ficam distribuídas no Cariri, Norte, Sertão Central e Vale do Jaguaribe. O governador Camilo Santana ressalta que a maior parte fica em Fortaleza porque a capital concentra cerca de 80% dos casos e óbitos.

Rilson Andrade, vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), explica que a demora na liberação dos resultados de exames e a subnotificação da doença podem influenciar na taxa de letalidade, que é dinâmica.

“Tem municípios em que, se for confirmado mais um caso, a letalidade vai cair pela metade. Não vejo essa diferença por falta de estrutura de atendimento, mas pela demora. A subnotificação em alguns lugares também interfere, então algumas cidades podem ter notificação baixa”, afirma.

Segundo Rilson, embora alguns municípios operem com postos sentinela e até busca ativa de possíveis infectados, parte da população tem resistência em comparecer às unidades de saúde para procurar atendimento ou orientação.


Por Nícolas Paulino, G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário