segunda-feira, 6 de abril de 2020

Com três novas mortes, Ceará chega a 26 óbitos e alcança 824 casos do novo coronavírus



A mais recente atualização do informe epidemiológico da Secretaria da Saúde (Sesa) aponta que o Ceará já chega a 26 mortes e 824 casos confirmados do novo coronavírus. Os dados foram divulgados às 17h deste domingo (5).

Do total de mortes, 20 aconteceram em Fortaleza. Eusébio, Farias Brito, Jaguaribe, Maracanaú, Santa Quitéria e Tianguá contabilizam as outras seis mortes, sendo uma em cada cidade.

Fortaleza já chega à marca de 744 infectados, segundo a plataforma IntegraSUS, utilizada pela Sesa para repassar os dados.

Além da capital, outros 22 municípios apresentam manifestações da Covid-19. A maior observação de infectados se dá em Aquiraz, na Região Metropolitana, com 15 casos. Neste domingo, entrou na lista o município de Pedra Branca.

Os 23 municípios do estado com casos confirmados do novo coronavírus são:

Fortaleza (743); Aquiraz (15); Sobral (7); Caucaia (7); Icó (2); Maracanaú (4); Maranguape (2); Horizonte (4); Quixadá (4); Beberibe (1); Canindé (1); Farias Brito (1); Ipaporanga (1); Itaitinga (1); Itapajé (1); Itapipoca (1); Jaguaribe (2); Juazeiro do Norte (3); Mauriti (1); Santa Quitéria (1); Tianguá (1) e Pedra Branca (1). Outros 19 casos não têm identificação de município. Há ainda 19 casos sem informação a respeito da localidade de residência do infectado.

O portal também mostra que mais de 5.020 exames já foram realizados para detectar a Covid-19 em pacientes do estado. A taxa de letalidade da doença é de 3,16%, segundo dados da tarde deste domingo.

Decreto para isolamento social
O decreto estadual que proíbe o funcionamento de estabelecimentos comerciais não essenciais em todo o Ceará e mantém o isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus no estado foi prorrogado por mais 15 dias, valendo até o próximo dia 20 de abril. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, neste sábado.

"Anuncio a prorrogação do Decreto Estadual relativo às ações de enfrentamento ao coronavírus no Ceará por mais 15 dias. A medida, que visa o maior isolamento social, vai até 20 de abril. Decisão tomada com base em estudos científicos com o objetivo de proteger a vida dos cearenses", disse o chefe do executivo estadual.

A determinação foi publicada no dia 19 de março, com previsão inicial para durar por 10 dias, mas foi prorrogada, pela primeira vez, até este domingo (5). E agora estendida novamente, passando a valer até dia 20 de abril. O descumprimento das medidas prevê multa diária de até R$ 50 mil.

Município
Com relação ao município, um conjunto de ações também vêm sendo implementadas para fazer frente à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Cerca de 17.500 feirantes, ambulantes, permissionários e artesãos cadastrados pela Prefeitura de Fortaleza, até o último dia 31 de março, poderão contar com um auxílio financeiro extra de R$ 100, durante os meses de abril e maio.

Neste domingo (5), foram abertas as inscrições do "Projeto Todos com Máscara", que vai credenciar profissionais de costura, microempreendedores individuais e microempresas para confeccionar máscaras de tecido para proteção da população de Fortaleza contra o novo coronavírus. Parte do material produzido vai ser destinado à população em situação de vulnerabilidade social e servidores públicos das áreas administrativas dos órgãos.

Além disso, a prefeitura está realizando estudos para que seja lançado, até a próxima segunda-feira (6), um decreto municipal - "espelhado" no decreto estadual - estabelecendo um pacote fiscal e tributário.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário