segunda-feira, 6 de abril de 2020

Contaminação do coronavírus cresce em cidades médias e pequenas em todo o país



Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (6) no jornal O Globo aponta que 397 municípios brasileiros, fora as capitais e regiões metropolitanas, já registraram contaminação pelo coronavírus.

Além do avanço já identificado no Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza, o ritmo de contaminação também se acelerou em cidades de médio e pequeno porte na última semana.

Nesse período, o número de municípios do interior com confirmação do vírus mais que duplicou, com novos registros em 222 cidades que até então não estavam nas estatísticas do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais.

A pesquisa do GLOBO foi realizada com o auxílio das bases de dados Brasil. IO e Lagom Data.

Falta de estrutura

Especialistas na área de saúde alertam que a falta de estrutura hospitalar e de regras mais restritas de isolamento social em municípios menores podem aumentar os riscos para as populações locais, especialmente as faixas de menor poder aquisitivo e acima de 60 anos.

Metade das cidades do interior do país que têm casos do novo coronavírus não tinha leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até fevereiro deste ano, data da última atualização do DataSUS.



Por: CN7

Nenhum comentário:

Postar um comentário