quarta-feira, 15 de abril de 2020

Fortaleza é a 2ª capital do país com a maior taxa de mortalidade por Covid-19 a cada 1 milhão de habitantes



Fortaleza é a segunda capital do país com maior taxa de mortalidade por Covid-19 a cada 1 milhão de habitantes, segundo dados do Ministério da Saúde (MS) divulgados nesta terça-feira (14). A capital cearense já havia alcançado o segundo lugar no ranking quando o cálculo do MS levava em conta 100 mil habitantes.

São 28,5 mortes por 1 milhão de habitantes em Fortaleza. Em São Paulo são registradas 37,2 mortes por 1 milhão de habitantes. O coeficiente foi a métrica adotada pelo MS para homogeneizar os números por cidades, padronizando o levantamento.

Só em Fortaleza foram registradas 86 mortes pela doença, de acordo com dados da plataforma digital IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), atualizados até as 18h desta terça-feira (14). Em todo o estado as mortes já ultrapassaram a marca de 100, chegando a 111 nesta terça. Os casos confirmados passam de 2 mil.

Desde esta segunda-feira (13), os coeficientes de incidência e mortalidade da doença passaram a considerar a relação com 1 milhão de habitantes, permanecendo Fortaleza na segunda posição do Brasil em número de mortes, ficando atrás somente de São Paulo, a maior capital do país.

Bairros mais afetados
A maior parte dos casos confirmados em Fortaleza está concentrado no Bairro Meireles, área nobre da capital. O bairro tem mais casos confirmados de Covid-19 do que outros 10 estados do Brasil.

O número também é superior a registros realizados em, pelo menos, 70 países do mundo, inclusive da própria América Latina, de acordo com a Universidade John Hopkins, como Paraguai (147), El Salvador (137) e Jamaica (72).

90% das UTIs ocupadas
Quase 90% dos leitos de UTI estão ocupados no Ceará, segundo o secretário Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, da Secretaria da Saúde do estado (Sesa). Novos 160 leitos foram implantados no estado nas últimas três semanas, e a previsão é garantir 690 leitos de terapia intensiva extras, afirmou o secretário, em coletiva nesta terça-feira (14).

O Ceará ultrapassou a marca de 100 óbitos pela doença, chegando a 107 nesta terça-feira, segundo dados da plataforma digital IntegraSUS, da Sesa, atualizados até as 14h30. São 2.005 casos do novo coronavírus no estado, registrados em 59 municípios.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário