quinta-feira, 30 de abril de 2020

Fortaleza terá uso regulamentado de máscaras, diz Roberto Cláudio




A cidade de Fortaleza tem casos de novo coronavírus em todos os bairros e mortes por Covid-19 em todas as regionais, segundo o prefeito Roberto Cláudio. A doença está disseminada pela capital cearense e há uma tendência de aumento dos óbitos em áreas de baixo e muito baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ou seja, nos bairros mais vulneráveis. A avaliação do prefeito foi apresentada em live nesta quarta-feira (29).

Máscaras vão começar a ser distribuídas nos terminais de ônibus da cidade até esta sexta-feira (1º). Segundo Roberto Cláudio, o uso de máscaras vai ser regulamentado na cidade.

O prefeito alertou para a necessidade de cuidado pessoal e distanciamento. “A doença está disseminada. O mapa dos óbitos se espalhou pelas regionais. Não há mais área de maior ou menor risco, a cidade inteira tem disseminação sustentada e é importante que as pessoas de todos os bairros passem a cuidar, através do isolamento e de cuidados com a higiene pessoal, com o uso de máscara, da sua saúde pessoal e de toda a cidade”, alertou o prefeito.

A disseminação sustentada, ou transmissão sustentada, é quando não é mais possível apontar a origem da transmissão do vírus em um paciente. Ou seja, quando um paciente infectado que não esteve nos países com registro da doença transmite a doença para outra pessoa, que também não viajou.

Postos abertos no feriado
No feriado do dia 1º de maio, Fortaleza vai ter 21 postos de saúde e UPAS abertas para atender a população.

Nesta quinta-feira (30), seis postos de todas as regionais da cidade vão começar a funcionar pra atender a demanda de pacientes com a Covid-19. As unidades vão abrir inclusive nos fins de semana. Com isso, a prefeitura pretende desafogar o fluxo de pessoas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Os postos são:


  • Aparecida de Almeida (Regional I);
  • Frei Tito (Regional II);
  • Anastácio Magalhães (Regional III);
  • Dom Aloísio Lorscheider (Regional IV);
  • Maciel de Brito (Regional V) e
  • Edmar Fujita (Regional VI)

O Ceará soma 7.409 diagnósticos positivos para a doença e 450 óbitos em decorrência do novo coronavírus (SARS-CoV-2), conforme a plataforma IntegraSUS, atualizada às 17h18 desta quarta-feira (29).

Fortaleza, epicentro da contaminação pelo vírus no estado, registra 5.712 casos confirmados de infecção e 349 mortes em decorrência da Covid-19.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário