quinta-feira, 16 de abril de 2020

Governo do Ceará proíbe venda de testes de Covid-19 em farmácias



A Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará publicou nessa terça-feira (14) nota técnica com esclarecimentos sobre a comercialização e realização de testes rápidos para detecção do novo coronavírus em farmácias e drogarias. De acordo com o documento, estes estabelecimentos estão proibidos de comercializar os testes de Covid-19.

A nota esclarece que a execução de testes "deve estar vinculada a um laboratório clínico, posto de coleta ou serviço de saúde pública ambulatorial ou hospitalar", não sendo permitido o uso dos mesmos em farmácias e drogarias.

Conforme a Vigilância Sanitária da secretaria, até que se estabeleçam diretrizes entre órgãos superiores, "não é permitido a comercialização bem como a realização de testes rápidos para Covid-19 por farmácias e drogarias".

Uma rede de farmácias do estado chegou a anunciar a venda dos testes rápidos. Após publicação da nota, a venda foi suspensa pelos estabelecimentos. Em nota, a rede informou que seguiu a recomendação da secretaria e reiterou estar alinhada às diretrizes dos órgãos responsáveis, aguardando posicionamento final "para definir os procedimentos que serão adotados na realização de testes rápidos para o coronavírus em suas unidades".


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário