quarta-feira, 15 de abril de 2020

Isolamento social reduz em até 50% a quantidade de ozônio



Estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) busca investigar os impactos que a diminuição das atividades sociais, industriais e comerciais teve na qualidade do ar da capital cearense. Em um dos dias analisados, os cientistas identificaram redução de 50% de gás ozônio na atmosfera de Fortaleza.

O Ceará está, desde 19 de março, sob decreto que determinou o fechamento de estabelecimentos não essenciais. O decreto foi prorrogado e tem validade até 20 de abril.

Os pesquisadores analisaram o ar do dia 9 de abril, uma quinta-feira, e compararam com o mesmo dia em 2018 e 2019 - quando o 9 de abril também foi dia útil, conforme série histórica dos pesquisadores. A redução de 50% foi identificada entre 6h e 13h em estação de monitoramento que funciona na entrada do campus Itaperi, em Fortaleza.

O monitorando da qualidade do ar será realizado ao longo de todo o período de isolamento social. Conforme a coordenadora do Laboratório de Conversão Energética e Emissões Atmosféricas (Laceema), Mona Lisa Moura de Oliveira, os pesquisadores também buscarão analisar o impacto do ozônio no comportamento respiratório das pessoas. Os dados da pesquisa devem ser apresentados em julho ou agosto.

Ozônio
Conforme Mona Lisa, o ozônio é um dos elementos mais importantes na análise da qualidade do ar.
O gás ozônio é apenas um dos parâmetros regulamentados e utilizados pela legislação ambiental brasileira para monitoramento do ar. Além dele, também estão listados o dióxido de enxofre, monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio, chumbo, partículas totais em suspensão, fumaça e partículas inaláveis.

Levantamento
Para a realização da pesquisa, o Laceema se vinculou aos Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade (LAIS) da Uece. A comparação dos dados utilizou os mesmos horários e locais, considerando possíveis mudanças de condições climáticas nos diferentes anos (2018, 2019 e 2020).


Por Beatriz Rabelo e Mariana Lazari, G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário