quarta-feira, 29 de abril de 2020

Sistema Penitenciário do Ceará confirma primeira morte por Covid-19



Após denúncias sobre a disseminação da infecção pelo novo coronavírus dentro do Sistema Penitenciário do Ceará, foi confirmada, nesta segunda-feira (27), pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) a primeira morte de um detento por Covid-19 no Estado.

Segundo a secretaria, o interno é identificado como J.P.L.V, de 36 anos, de origem da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL) II, em Itaitinga, na Grande Fortaleza.

A CPPL II tem capacidade para comportar 944 presos e, segundo último levantamento divulgado pela SAP, abrigava 1.726 presos. Conforme a Pasta, o interno que morreu estava hospitalizado desde o dia 21 de abril, na Unidade de Pronto Atendimento de Horizonte. Ele havia apresentado sintomas de síndrome viral ainda dentro da prisão.

"A SAP aproveita para informar que a ala aonde o interno estava recolhido encontra-se isolada e que nenhum detento do local apresenta sintomas de gripe ou semelhante a Coronavírus. O Núcleo de Saúde da SAP realizará testes em todos os internos desta ala ainda nesta terça-feira (28)", disse a Secretaria.
O Ceará mais que dobrou o número de confirmações de mortes pela Covid-19 em oito dias e já registra 417 óbitos nesta nesta terça-feira (28), conforme a plataforma IntegraSUS, atualizada às 17h25. No dia 20 de abril, foram registrados 206 falecimentos pela doença. Agora, o estado já contabiliza 6.985 diagnósticos positivos para o novo coronavírus (SARS-CoV-2).

O G1 entrou em contato com a Secretaria da Saúde do Ceará para confirmar o registro do óbito na unidade penitenciária. A Pasta afirmou que não se pronuncia sobre o caso, pois a responsabilidade sobre óbitos de detentos é da SAP.

Agentes infectados
De acordo com informações já adiantadas pelo Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Ceará (Sindasp), casos de Covid-19 foram detectados em dezenas de policiais penais. A SAP confirmou também na noite desta segunda-feira (28). Segundo a Pasta, 67 agentes testaram positivo para o novo coronavírus.

Há duas semanas, o Sindasp chegou a alertar sobre a insuficiência de equipamentos de proteção individual, como máscaras descartáveis, distribuídos aos servidores. Ainda por nota, a Secretaria destacou que todos os agentes infectados estão estáveis, isolados e acompanhados por um grupo intersetorial da Pasta.

Histórico
No dia 7 de abril deste ano, a Pasta registrou o primeiro caso de Covid-19 no sistema penitenciário cearense. O detento é um jovem de 24 anos, encarcerado na Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim, em Itaitinga.

Em 18 de abril houve a primeira confirmação de agente infectado pelo novo coronavírus. Um servidor do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) lotado no setor de vigilância do Complexo Penitenciário II testou positivo. Na época, a SAP informou que todos os outros agentes que tiveram contato com o servidor infectado foram submetidos a testes e tiveram resultado negativo para a presença do novo coronavírus. O Sindicato chegou a desmentir a informação alertando que apenas quatro dos 17 agentes foram testados.

Nota na íntegra

A Secretaria da Administração Penitenciária informa que o interno J.P.L.V, de 36 anos, de origem da unidade CPPL 2, veio a óbito nesta segunda-feira (27), na Unidade de Pronto Atendimento da cidade de Horizonte, com teste positivo para COVID-19. Ele estava internado desde o dia 21 de abril, quando apresentou sintomas de doença gripal mais severa. A SAP aproveita para informar que a ala aonde o interno estava recolhido encontra-se isolada e que nenhum detento do local apresenta sintomas de gripe ou semelhante a Coronavírus. O Núcleo de Saúde da SAP realizará testes em todos os internos desta ala ainda nesta terça-feira (28). A SAP também comunica que providenciou testes rápidos para servidores e internos. O objetivo é antecipar os casos suspeitos, promover tratamento entre os casos confirmados e prevenir uma possível disseminação da doença. Os testes deram positivos para 67 agentes penitenciários. Todos estão estáveis, isolados e acompanhados por um grupo intersetorial da SAP composta por médicos, psicólogos e assistentes sociais. A Secretaria informa que possui efetivo de agentes suficiente pra garantir a segurança do sistema prisional.

Sobre o plano de contingência no sistema prisional a SAP colocou o seguinte plano em prática

  • Avaliação e identificação dos dados epidemiológicos e sociodemográficos dos apenados em seu ingresso ao sistema prisional, com ênfase e avaliação criteriosa pela equipe de saúde da SAP
  • Manutenção dos apenados em isolamento por um período de 14 (quatorze) dias para observação de quadro clinico, com acompanhamento pela equipe de saúde da Unidade
  • Avaliação clínica aos apenados conforme rotina da unidade, com vigilância para a busca de casos suspeitos
  • Equipes de saúde treinadas para atendimento de casos suspeitos conforme protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde
  • Disposição uma central de remoção de referência para o translado dos casos suspeitos nas unidades da região metropolitana de Fortaleza
  • Capacitação das equipes de agentes penitenciários para a realização de remoção dos casos suspeitos/confirmado de COVID-19
  • Além da nossa atenção primária própria de saúde, a SAP trabalha integrada com a secretaria de saúde do estado para qualquer eventualidade que precise de atendimentos mais complexos
  • Realização de testes e orientação a todos os servidores e colaboradores que apresentem as características apontadas pela Secretaria de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário