sábado, 2 de maio de 2020

21 mil kits com máscaras feitas por costureiras do Ceará são distribuídos nos sete terminais de Fortaleza



Até o fim da manhã desta sexta-feira (1º), 21 mil kits com máscaras reutilizáveis fabricadas artesanalmente por costureiras do Ceará foram entregues gratuitamente aos usuários do transporte público nos sete terminais de Fortaleza. A distribuição, realizada por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), foi iniciada nesta quinta-feira (30). A Prefeitura de Fortaleza esclarece que são falsas as notícias que circula em redes sociais de que as máscaras vieram da China e estão contaminadas.

Ao todo, 2,5 milhões de máscaras devem ser produzidas por cooperativas têxteis e costureiras individuais de Fortaleza com incentivo financeiro da prefeitura. A costureira Marcela, do bairro Vila Velha, é uma das profissionais que confeccionam as máscaras. "Eu recebi o link de uma amiga, me inscrevi e fui aprovada. Com cinco dias, eles [equipe da Prefeitura] vieram deixar todo o material para gente fazer", disse. Sem essa atividade, a costureira estaria parada e sem renda. Ela faz 90 peças por dia.

A iniciativa visa combater a propagação da Covid-19 na capital cearense, epicentro da contaminação pelo vírus no estado, com o registro de 5.985 casos confirmados e 387 mortes em decorrência da doença, apontam dados divulgados às 9h04 desta sexta pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Fake news 'perigosas'
Em live realizada nas redes sociais nesta quinta-feira (30), o prefeito Roberto Cláudio criticou a propagação de fake news 'perigosas', segundo as quais as máscaras entregues pela prefeitura nos terminais viriam contaminadas da China, país onde o novo coronavírus surgiu.

De acordo com o chefe do executivo municipal, as máscaras reutilizáveis foram confeccionadas por profissionais cearenses e com produtos locais. "Essas máscaras que estão nos kits de alimentação escolar, nas cestas básicas e nos terminais são feitas com produto têxtil cearense, são produzidas por costureiras do estado do ceará. Elas são lavadas antes de serem ensacadas e distribuídas gratuitamente", ressaltou.

Ainda que o produto fosse oriundo da China, acrescentou Roberto Cláudio, era pouco provável que a carga viesse contaminada, pois há vários órgãos sanitários e de importação, em âmbito nacional e estadual, que realizam esse tipo de monitoramento, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"Quando eventualmente se adquire uma máscara que não é têxtil, é hospitalar, e de algum ambiente de importação, mesmo que seja da China, há toda uma garantia de assepsia, de isolamento, de própria proteção pela embalagem. Não é o caso dessas máscaras de distribuição comunitária, mas mesmo quando eventualmente se importa de lá, há toda uma regra de cuidado".

O prefeito fez um alerta para que as pessoas "não caiam na balela de um grupo pequeno" que espalha falsa notícia. "Como toda fake news, esta é baseada na mentira, para benefício pessoal, seja político ou econômico de alguns poucos que tentam macular, atrapalhar o andamento de ações tão necessárias pra gente proteger a vida dos cidadãos", disse. "Se vocês não têm animação, coração ou alma pra poderem ajudar, que pelo menos não atrapalhem o serviço de quem está trabalhando", finalizou.



Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário