domingo, 17 de maio de 2020

Casos suspeitos de Covid-19 em profissionais da saúde dobram em um mês no Ceará


Com o contato mais direto com os pacientes diagnosticados com a Covid-19, os profissionais da saúde são, cada vez mais, vítimas da doença. Do mês de abril para maio, o número de casos suspeitos mais que dobrou conforme levantamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Entre as notificações, 59 foram confirmados com o coronavírus.

Até o dia 15 de abril, 137 profissionais da área da saúde foram afastados das funções por suspeita ou confirmação de contaminação pelo novo coronavírus. Entre eles, 28 tiveram os testes positivos para Covid-19. Além disso, quatro profissionais morreram em decorrência da doença.

O Ceará chegou neste sábado (16) a 23.795 registros de Covid-19 e 1.614 mortes, segundo a mais recente atualização da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde, às 17h30 deste sábado (16).

Após um mês, a Sesa informou que foi notificada de 348 casos de Covid-19 nas unidades de sua rede própria, foram mais 211 casos desde o último levantamento. Durante esse período, mais dois profissionais que trabalhavam na linha de frente do atendimento à Covid-19 nas unidades geridas pelo órgão faleceram com a doença.

Afastamento

Entre os 211 profissionais afastados, o médico anestesista Felipe Lima teve os primeiros sintomas da doença no dia 21 de abril. "Comecei com febre, dor de cabeça, dor no corpo. Então já tive aquele alerta, já que atuava em hospitais que atendiam esses pacientes. Mas não estava com problemas respiratórios", lembra. No quarto dia, Felipe fez os exames e começou o isolamento.

No oitavo dia de isolamento, os sintomas do médico se agravaram, Felipe, então procurou uma unidade de saúde particular. "Estava me sentindo muito mal, taquicardia, pressão baixa e fui internado. Tive suspeita de pneumonia bacteriana. Fiquei seis dias na ala da Covid-19", conta. Após seis dias de tratamento, o profissional recebeu alta. No dia 5 deste mês, saiu o exame com positivo para coronavírus.

No dia 9 de maio, Felipe voltou a rotina entre os hospitais da rede pública de saúde. "Confesso que mantenho os mesmo cuidados, porque é uma doença de muitas incertezas, e tenho muito medo de contrair de novo. Tenho contato direto, na última semana, já dei plantão no Hospital Leonardo Da Vince", relatou.

Mesmo com as medidas de segurança, os anestesistas têm muito contato com os pacientes com Covid-19. "A gente lida diretamente com a via área, temos experiência com intubações. A demanda aumentou muito com as pessoas precisando de oxigênio. Nos protegemos muito, mais que o normal, mesmo assim me contaminei. É uma doença muito silenciosa", conta.

"Os profissionais da saúde estão empenhando muito. Chega ser emocionante, estamos percebendo que todos estão com o mesmo intuito: salvar vidas", ressalta.

Dedicado aos cuidados dos pacientes com Covid-19, o enfermeiro Caio Pontes, saiu da casa que morava com os avós em março. No dia 16 de abril, ele começou os sintomas de Covid-19 e foi logo afastado dos serviços. No dia 22, o teste confirmou a presença do vírus. "No dia 18 tive um pico febril muito forte e voltei pra emergência, lá solicitaram o swab e deram medicações endovenosas", narra.

Caio ficou 21 dias afastado dos hospitais. "Quando terminou o 14º dia de atestado, retornei ao serviço de emergência e tive mais 7 dias de atestado por ter febre persistente", explica. Após o período, o enfermeiro retornou ao trabalho. De acordo com ele, ainda há medo de ter novamente a doença, "até porque os estudos que se tem nada comprova se pode se reinfectar ou não. Mas como todo bom profissional de enfermagem, segue seu juramento de cuidar de vidas e vai com medo mesmo", pontua.

A Secretaria da Saúde informou, em nota, que os afastamentos não atrapalham o atendimento e a medida é para resguardar os próprios profissionais de saúde e os pacientes.

Rede municipal

A Prefeitura de Fortaleza informou que os dados de profissionais da saúde com suspeita ou confirmação para Covid-19 estão contabilizados no portal IntegraSUS "É atualizado sistematicamente os números sobre casos confirmados e óbitos de pacientes com coronavírus de uma forma ampla, incluindo os profissionais de saúde, traduzindo o cenário da capital cearense", disse a órgão em nota.

Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário