terça-feira, 5 de maio de 2020

Detran-CE desmente que vai multar quem não utilizar máscara no trânsito; entenda



Viraliza nas redes sociais que o Detran-CE (Departamento Estadual de Trânsito do Ceará) vai multar ao motoristas que não estejam usando máscaras. Mas a notícia é falsa. A reportagem do site Miséria entrou em contato com a assessoria do Detran e recebeu a informação correta.

De acordo com o Detran, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não prevê a aplicação de qualquer tipo de multas ou penalidade pela ausência de máscaras, logo, não configura infração de trânsito.

No Ceará, o Decreto Estadual nº 33.544, de 19 de abril de 2020, prevê o uso obrigatório de máscaras de proteção, individuais ou caseiras, bem como de outros equipamentos de proteção individual que sejam indispensáveis ao seguro desempenho laboral em estabelecimentos de serviços essenciais, cujo funcionamento é permitido.

Há recomendação do uso de máscaras de proteção, industriais ou caseiras, por quem, durante a pandemia, precisar sair de suas residências, principalmente quando estiverem em espaço e locais públicos, dentro de transporte coletivo ou em estabelecimentos em funcionamento.

O Decreto não faz nenhuma referência à obrigatoriedade do uso de máscaras enquanto dirige um veículo.


Por João Boaventura Neto
Miséria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário