quinta-feira, 7 de maio de 2020

Ocupação de leitos para Covid-19 e ventilação mecânica aumenta 400% em pouco mais de um mês no Ceará



A ocupação de leitos de enfermarias e UTIs destinados a pacientes com Covid-19 e a pessoas que necessitam de ventilação mecânica aumentou 400% entre 2 de abril e 5 de maio, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (6) pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

O quadro da pandemia se agravou no Ceará nas últimas semanas, em especial, na capital, que vai ser submetida à regras rígidas de circulação de pessoas. (leia abaixo sobre a renovação do decreto)

Os hospitais que tiveram as maiores taxas de ocupação no período foram:

  • Leonardo da Vinci, com 100% de ocupação nas enfermarias e 96,3% na UTI;
  • Hospital Geral de Fortaleza (HGF), 87,8% na enfermaria e ocupação total nas UTI;
  • Hospital de Campanha Previdente Vargas, que atingiu a capacidade máxima nas enfermarias e 90% nas UTIs.
A Sesa ressalta que o estado conta com 800 leitos de enfermarias e 621 de UTI, além disponibilizar 419 ventiladores mecânicos, equipamentos necessários para tratar pacientes com a capacidade respiratória bastante comprometida.

Picos
A quantidade de casos da doença atingiu dois picos, nos dias 23 de março e 20 de abril, ápices de um crescimento que vinha desde 4 de março. Entre 23 e 29 de abril, a quantidade de pessoas com a doença permaneceu estável, voltando a crescer nos dias seguintes. "O acréscimo pode estar associado ao descumprimento das medidas de isolamento social por parte da sociedade", diz a Sesa no documento.

Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário