segunda-feira, 1 de junho de 2020

Saiba como se proteger do golpe do boleto digital



Uma versão antiga de uma fraude eletrônica volta à tona e atormenta diversas pessoas nos dias de hoje, trata-se de um velho conhecido da população, o boleto digital. 

O golpe volta com força e funciona através de um interlocutor conectado aos seus dispositivos eletrônicos, sejam eles computadores, notebooks ou celulares. 

Ao acessar um website ou clicar em algum link, é de fundamental importância manter a atenção no que está navegando e consumindo na internet, principalmente ao realizar um determinado download (Baixar um arquivo, documento e entre outros). 

Ao acessar esse tipo de aplicação, estamos sujeitos a sofrer com as fraudes provocadas por invasores que através do mesmo conseguem realizar a instalação automática de programas maliciosos, levando-os a controlar o dispositivo. 

A fraude do boleto ocorre quando o cliente recebe uma cobrança digital, o vírus ataca e modifica o código de barras, passando assim, caso concretizado o pagamento, enviado para conta dos golpistas. 

Como se proteger dessa fraude? 

É de fundamental importância, manter o dispositivo atualizado.

É Indispensável a utilização de um antivírus atualizado. 

É mais importante ainda, analisar se o código de barras recebido diverge do que está sendo pago antes de prosseguir com a transação.


Em casos em que não é possível notar as alterações informadas acima e o destinatário não tenha recebido o pagamento após o prazo máximo do processamento do boleto (72 horas), é preciso realizar o procedimento a seguir: 

Guardar o comprovante de pagamento bem como o documento da cobrança original, os dados do titular da cobrança e o banco na qual está sendo realizado a transação, para só assim poder ter condições de recorrer na justiça. 

Por Alan Rodrigues
Miséria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário