sexta-feira, 5 de junho de 2020

Treze alunos cotistas têm matrículas canceladas após UFC constatar irregularidades



Treze alunos que ingressaram na Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio do sistema de cotas para pretos, pardos e indígenas tiveram as matrículas canceladas, após a instituição constatar irregularidades durante procedimento de heteroidentificação. O dado, referente ao ano de 2019, foi divulgado na noite desta quinta-feira (4), no site da universidade.

Durante o procedimento de heteroidentificação, uma comissão formada por quinze pessoas leva em consideração as características fenotípicas do aluno. Todos os estudantes que ingressaram pelas cotas reservadas a pretos e pardos poderão ser convocados a qualquer momento para participar do processo.

De acordo com a UFC, ao todo, catorze estudantes foram convocados pelo sistema de cotas ano passado. Destes, 12 compareceram ao chamado e apenas um foi considerado cotista.

Este ano, a primeira etapa foi iniciada no dia 27 de fevereiro, com 20 alunos convocados. O procedimento ainda está em execução, em sua fase de recurso. O processo é sigiloso.

Conforme a UFC, os pedidos de enquadramento de alunos que ingressaram na Universidade por meio das vagas reservadas a cotistas são verificados após denúncias recebidas na Ouvidoria Geral da Instituição, órgão responsável por receber, encaminhar e acompanhar os casos.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário