terça-feira, 7 de julho de 2020

Agência reforça fiscalização durante pandemia e fecha barraca de praia em Fortaleza



Mesmo o Ceará registrando mais de 122 mil casos confirmados do novo coronavírus e 6.481 óbitos por Covid-19, a população tem relaxado quando o assunto é isolamento social e o uso de máscaras. No fim de semana, nos dias 4 e 5 de julho, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) promoveu ações de monitoramento do cumprimento do decreto estadual, dispersões de aglomerações, abordagens a estabelecimentos e ordenamento de filas. Uma barraca de praia foi fechada por descumprir o decreto de isolamento.

O estabelecimento foi fechado foi “por funcionar com atendimento aos clientes [no local], em descumprimento das medidas do decreto", pontua o órgão. De acordo com o planejamento inicial de reabertura, as barracas de praia poderiam voltar a funcionar nesta segunda-feira (6), mas um leve aumento no indicadores da Covid-19 na capital fez o Governo do Estado voltar atrás nessa decisão.

Fortaleza que avançou nesta segunda-feira (6) para a Fase 3 do plano de reabertura do comércio, registrou aglomerações em várias áreas da cidade, principalmente nas praias e em seus arredores.

Com o intuito de conscientizar, a Agefis promoveu ações na faixa de areia da Beira-Mar, como abordagem da população presente no local, visando a dispersão de aglomeração, promovendo também a “retirada dos ambulantes na área e orientação para o recolhimento dos guarda-sóis que estavam afixados na areia”, explícita em nota.

Ações de conscientização da população sobre distanciamento social e uso de máscaras foram feitas na Rua José Avelino e na Avenida Beira-Mar. Do dia 1 de julho até o último domingo (5), o órgão já realizou 65 ações, resultando no fechamento de 35 estabelecimentos por “descumprimento das medidas do decreto” e o encerramento de uma feira livre

Apreensões e encerramentos
O órgão de fiscalização também fez apreensões de paredões de som nos bairros Bonsucesso, Cajazeiras e Messejana, durante o final de semana. Além do equipamento sonoro apreendido pelos fiscais, os responsáveis também receberam multa de R$ 1.346,93, de acordo com a Lei nº 9.756/2011, que é vedado “o uso de paredões de som nas vias, praças, praias e demais logradouros públicos”.

Além disso, também foi registrado o encerramento da feira livre do bairro São Cristóvão, por descumprimento de medidas estabelecidas no decreto estadual para evitar a disseminação da Covid-19. Uma dispersão de aglomeração no bairro São Miguel, onde funcionava um bingo, também somou as ações do final de semana.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário