terça-feira, 21 de julho de 2020

Casal comemora bodas de ouro com celebração online no interior do Ceará



Juntos há 50 anos, João Cesário, o 'João da Mata', de 97 anos, e Terezinha Ferreira Cesário, conhecida como 'Terezinha Zungueta', de 90, celebraram as bodas de ouro neste sábado (18), com direito a bênção episcopal e participação de parentes - mas tudo de forma virtual. O casal mora na zona rural de Missão Velha, cidade da região do Cariri, no interior do Ceará.

A comemoração começou com uma das filhas do casal, que está em casa com os pais, conectando o computador à TV para que seu João e dona Terezinha pudessem visualizar melhor a transmissão da missa. A cerimônia especial aconteceu direto da casa episcopal, em Crato, e foi presidida por dom Gilberto Pestana, com participação do padre Joaquim Ivo. Em casa, a festa teve decoração especial.

“Fiquei muito feliz, mas nunca imaginei que seria assim”, conta o agricultor aposentado. “Agora, meu sonho é comemorar 100 anos. Faltam apenas três e, se Deus quiser, vou ter essa graça”, projeta seu João.

Dona Terezinha também não escondeu a alegria pela ocasião:

“A gente pensava em fazer uma festa com a presença dos filhos e netos, para abraçar todos, ir à igreja. Essa doença atrapalhou os planos. Mas, deu tudo certo e, depois, com saúde, a gente fez outra festa. Estou muito feliz, emocionada”, compartilhou.
Cerimônia
Durante a cerimônia, filhos e netos acompanharam, à distância, cada qual em sua casa, a celebração da liturgia. O momento, emocionante, era aguardado por todos e, principalmente, pelo casal. Desde outubro de 2019, quando dona Terezinha completou 90 anos, os dois sonhavam em celebrar as bodas de ouro.

“A festa não aconteceu como a gente planejava, reunindo todos, participando de uma missa de forma presencial e com renovação dos votos matrimoniais. Mas, na idade deles, e na comemoração das bodas de ouro de matrimônio, não poderíamos deixar passar em branco”, ressalta a nora, Márcia Rejane Rodrigues.
Ela foi uma das familiares que ajudaram nos preparativos: desde o convite online ao pedido de bênção especial, encaminhado à diocese de Crato.

História de amor


Seu João e dona Terezinha eram viúvos quando se casaram, em 1970. O agricultor aposentado precisou esperar um bom tempo, já que o segundo amor de sua vida decidiu cuidar dos pais, primeiro, até dar mais uma chance à vida matrimonial. Juntos, os dois tiveram um casal de filhos. João já tinha cinco do primeiro casamento - três estão vivos. Já dona Terezinha era mãe de um menino.

Já próximo do centenário, ativo e lúcido, seu João relembra os anos passados na agricultura: “Foi minha vida: o roçado, o plantio de milho, feijão, a limpa do terreno, a espera das chuvas e da colheita”.

Por Honório Barbosa e Rodrigo Rodrigues, G1 CE



Nenhum comentário:

Postar um comentário