segunda-feira, 20 de julho de 2020

Ceará e mais três estados registram queda na curva de óbitos por Covid-19



A taxa de contágio do coronavírus no Ceará segue em queda. Desde o dia 23 de junho, o índice chamado de reprodução efetiva de casos (RT) está abaixo de 1, o que indica que cada paciente infectado transmite o vírus para menos de uma pessoa.

Segundo a plataforma IntegraSUS, o Ceará atingiu o menor índice desde o início da pandemia nesta sexta-feira (17), com RT de 0,66. O valor continua o mesmo neste sábado (18). A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) considera níveis de 1 a 0,5 como indicadores de média transmissão.

O Ceará tem 146.375 casos confirmados de coronavírus e 7.172 óbitos em decorrência da infecção. O estado registra ainda taxa de letalidade de 4,9%. A reprodução efetiva pode ser utilizada para analisar o incremento de novos casos. Especialistas indicam que, quando a taxa está abaixo de 1, as cadeias de transmissão podem estar sendo interrompidas.

Todas as regiões de saúde do Ceará registram taxa de contágio menor que 1. A região de Fortaleza é a que tem menor índice, com 0,8 de RT. Já o Litoral Leste e Jaguaribe apresentam a maior taxa de contágio do Estado, registrando nível de transmissão de 0,97.

Apesar das regiões terem nível médio de transmissão, a maioria das cidades ainda tem alta taxa de contágio, chegando em índices maiores que 2. Apenas quatro cidades têm reprodução efetiva em nível médio: Fortaleza (0,88), Maracanaú (0,99), Sobral (0,96) e Juazeiro do Norte (0,99).


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário