terça-feira, 28 de julho de 2020

Membros de facção criminosa são presos no Ceará em operação coordenada nacionalmente



Com o objetivo de desarticular uma organização criminosa com abrangência nacional, a Polícia Militar e o Ministério Público cumprem, desde as primeiras horas desta terça-feira (28), mandados de prisão e de busca e apreensão no Ceará e em mais 10 estados. Pelo menos quatro pessoas foram presas durante a ação no Ceará.

No total, a Operação Flashback II tem 212 mandados judiciais expedidos, sendo pelo menos oito nas cidades cearenses de Sobral e Santana do Acaraú. A maioria dos mandados são cumpridos em Alagoas. O restante dos mandados foram expedidos em Pernambuco, Bahia, Paraíba, Sergipe, Piauí, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Tráfico de drogas, homicídios e roubo estão entre os crimes praticados pelo grupo, segundo a polícia. O material genético coletado durante a ação ainda deve auxiliar nas investigações dos crimes violentos.

A operação policial é realizada no Ceará em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado (MPCE).

Em Sobral, na região Norte do Ceará, foram expedidos cinco mandados de prisão. Em Santana do Acaraú, outros três. Pelo menos quatro pessoas havia sido presas, até as 8h30 desta terça, conforme a polícia.

"É de uma grande valia para a sociedade retirar esse pessoal [do convívio social]. Têm pessoas que foram presas recentemente com armas, presas por homicídios. Todos eles já respondiam [por crimes na Justiça] e estão sendo presos por determinação judicial", avaliou o tenente Francisco Edisio Moura.

Operação nacional
82% das diligências relativas à Operação Flashback II estão sendo realizadas no Nordeste, com 179 mandados expedidos. Também estão na mira da operação estados do sul, sudeste e centro-oeste do País. Além do Ceará, a operação acontece em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Piauí.

O objetivo da ação é desarticular a nova composição do Primeiro Comando da Capital (PCC) que tem base no Mato Grosso do Sul.

A Operação Flashback II mobiliza uma Força-Tarefa articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, integrando órgãos Federais e diversos órgãos estaduais.

A primeira fase da Operação Flashback ocorreu em novembro de 2019, onde foram cumpridos 110 mandados e 81 pessoas foram presas.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário