sexta-feira, 17 de julho de 2020

Policiais do Ceará fazem comentários machistas com mulheres da corporação em rede social; PM investiga



A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) e a Polícia Militar do Ceará (PMCE) repudiaram os comentários machistas feitos por policiais do sexo masculino, em uma rede social, na noite quarta-feira (15). A Corporação abriu um Inquérito Policial Militar (IPM) para investigar o caso.

A conversa aconteceu em um grupo de policiais no WhatsApp. Um policial afirma que tem uma opinião sobre as policiais do sexo feminino: "Elas eram pra estarem no quartel, para tirar o estresse da gente, tá entendendo? Se chegasse estressado, elas estavam lá para resolver a parada."

"Essa ideia foi boa, eu queria isso agora. Isso é uma ideia para chegar no Comando Geral. As voluntárias", continua o policial.

Um segundo PM também diz estar de acordo: "Essa tese aí, eu tinha pensado nisso. Sou obrigado a concordar. Os policiais sofrem muito do estresse psicológico, pressão psicológica muito grande na rua."

Os policiais militares envolvidos na conversa são do 11º Batalhão de Polícia Militar, em Itapipoca, no interior do ceará. O diálogo teria ocorrido na noite da quarta (15).

Polícia Militar repudia
A Polícia Militar do Ceará publicou, nas redes sociais, que "rechaça, veementemente, os comentários preconceituosos".

"O fato tomou repercussão nacional e todas as mulheres que compõem os quadros da Polícia Militar do Ceará merecem respeito, são todas profissionais dedicadas ao mister de servir e proteger a sociedade cearense, seja nas ruas, dirigindo viaturas, comandando unidades operacionais, no serviço administrativo ou em quaisquer missões que a elas sejam designadas. O Comando Geral da Corporação nunca admitiu e jamais admitirá fatos que maculem a imagem da mulher policial militar", completa.

A Secretaria da Segurança ratificou que "abomina qualquer conduta patriarcal, que pregue o desrespeito à mulher, colocando-a como uma figura inferior ao gênero masculino, seja em qual for o âmbito da sociedade.

"A Secretaria ressalta e reconhece o papel fundamental de todas as policiais militares femininas (PFEMs), assim como das bombeiras militares, policiais civis e servidoras da Perícia Forense, para a manutenção e fortalecimento da Segurança Pública do Ceará", completa a pasta.

A Secretaria da Segurança Pública também destacou "que o policial militar autor da mensagem foi identificado, os áudios estão sendo devidamente apurados e todas as medidas administrativas adotadas. O envolvimento de outros policiais militares está sendo investigado".



Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário